(Re)Ações da Associação Brasileira de Educação Musical em tempos de pandemia: entre adaptações e a construção de um novo futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179804

Palavras-chave:

ABEM, Pandemia de COVID-19, Enfrentamentos, Reações

Resumo

A pandemia de COVID-19 é um fenômeno que, reconhecida como tal desde março de 2020, assola a humanidade, impactando, de diferentes modos e intensidades, países e regiões por onde circula o SARS-CoV-2. Tal fenômeno forçou a mobilização da totalidade dos setores da sociedade, redesenhando o cotidiano das instituições e das pessoas em todo o mundo. Em âmbito nacional, a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), por meio de sua Diretoria (Gestão 2020-2021), tem lançado mão de estratégias diversas no intento de manter a área articulada e engajada, sobretudo em questões emergentes, por meio de ações online desde o início do período pandêmico. Neste texto, discorremos sobre tais empreendimentos, apresentando reflexões sobres mudanças na Associação — impulsionadas pela crise sanitária integrada às crises política, econômica e social pré-existentes no país, e intensificadas pelas políticas do atual governo — e, também, sobre o possível papel da Entidade no mundo pós-Covid-19.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Vinicius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Marcus Vinícius Medeiros Pereira é doutor em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Supervisor do Centro Cultural Pró-Música UFJF, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). É autor do livro “Ensino Superior e as Licenciaturas em Música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares”. Seus interesses de pesquisa abrangem a sociologia da educação e da cultura, com foco no currículo e na educação musical. É o atual presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

  • Mário André Wanderley Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Mário André Wanderley Oliveira tem pós-doutorando em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGMus/UFRN); doutorado em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMus/UFRGS); mestrado em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB); especialização (pós-graduação lato-sensu) em Educação Musical pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros-MG (FASA); licenciatura em Música (Habilitação: Violão) pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG (UNIMONTES); Curso Técnico em Instrumento (Violão) pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernández (CELF). Tem experiência em ensino de instrumento (violão e guitarra elétrica), tecnologia em música e em educação musical. Atuou como professor do CELF e em outras escolas especializadas de música com o ensino de instrumento e tecnologia em música. Foi tutor EaD da disciplina Teorias da Educação Musical no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília (UnB). Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN e coordena o Setor de Políticas e Projetos Acadêmicos da Escola de Música da UFRN (SPPA-EMUFRN). É membro do Grupo de Pesquisa Práticas de Ensino e Aprendizagem da Música em Múltiplos Contextos (PENSAMus - UFPB), pesquisador associado do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Profissionais em Música (FAPROM - UFRGS) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Música da Escola de Música da UFRN (GRUMUS - UFRN). Integra a Diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) - entidade da qual é Secretário.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Painel coronavírus. Brasília: Ministério de Saúde, 2020. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br>. Acesso em: 24 nov. 2020.

BRASIL. Lei n. 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo n. 6, de 20 de março de 2020. Diário oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 123, p. 1, 30 jun. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.017-de-29-de-junho-de-2020-264166628. Acesso em: 24 nov. 2020.

CAPPRA, Ricardo. Na primeira pandemia acompanhada em tempo real, analista de dados mostra a importância da cultura analítica. ECOA – Por um mundo melhor, 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/o-mundo-pos-covid-19-5---tecnologia-e-analise-de-dados-por-ricardo-cappra/#page1>. Acesso em: 17 nov. 2020.

CEE-FIOCRUZ: 'Covid-19 não é pandemia, mas sindemia': o que essa perspectiva científica muda no tratamento. Centro de Estudos Estratégicas da Fiocruz. Disponível em <https://cee.fiocruz.br/?q=node/1264>. Acesso em: 23 nov. 2020.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2017. https://data.cetic.br/cetic/explore>. Acesso em: 23 nov. 2020.

FIORILLO, Marília. Negacionismo científico no governo é inimigo do combate à pandemia. JORNAL DA USP, 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/radio-usp/negacionismo-cientifico-no-governo-e-inimigo-do-combate-a-pandemia/>. Acesso em: 23 nov. 2020.

FURCERI, Davide; LOUNGANI, Prakac; OSTRY, Jonathan D. Como as pandemias deixam os pobres mais pobres. International Monetary Fund, 2020. Disponível em: <https://www.imf.org/pt/News/Articles/2020/05/11/blog051120-how-pandemics-leave-the-poor-even-farther-behind?sc_mode=1>. Acesso em: 23 nov. 2020.

FCC. Educação escolar em tempos de pandemia. Fundação Carlos Chagas. Informe nº 1, 2020. Disponível em: <https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Informe-1-primeiros-resultados&fbclid=IwAR1ISJU-CQOATZySWp8h76LvS1V-s2q_s_2V1Rz29m53Neod6LHpUErefpE>. Acesso em: 23 nov. 2020.

GIBSON, Sarah. S. Scientific societies and exchange: a facet of the history of scientific communication. The Journal of Library History, v. 17, n. 2, p. 144-163. 1982.

GUSSO, Hélder Lima; ARCHER, Aline Battisti, LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHÃO, Fernanda Torres; LUCA, Gabriel Gomes de, HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; PANOSSO, Mariana Gomide; KIENEN, Nádia; BELTRAMELLO, Otávio; GOLNÇALVEZ, Valquiria Maria. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educ. Soc., Campinas , v. 41, e238957, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100802&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 Nov. 2020.

HORTON, Richard. Offline: COVID-19 is not a pandemic. The Lancet, v. 396, 2020. Editorial. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)32000-6/fulltext>. Acesso em: 23 nov. 2020.

IBGE. IBGE estima população do país em 211,8 milhões de habitantes, Agência de Notícias IBGE, 2020. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28676-ibge-estima-populacao-do-pais-em-211-8-milhoes-de-habitantes>. Acesso em: 23 nov. 2020.

ROSA, Mariana Guidetti; NOCCIOLI, Carlos Alexandre Molina. Achatar a curva, INFORMA SUS-UFSCAR, 2020. Disponível em <https://www.informasus.ufscar.br/achatar-a-curva/ 2020>. Acesso em: 23 nov. 2020.

JESUS, Patrícia Britto Ribeiro de; BONFIM, Camila Santos; COSTA, Elisabete Mariano da; RIBEIRO, Jacqueline Castro Veras; CAMPOS, Laís Ferreira; FRAGA, Taísa Gabilan; ALMEIDA, Thaís Fernanda de; SANTOS, Thatiane Côrrea dos; SILVA, Rayanne Prevost da. Planning and participation of online scientific event as an educational and interactive resource in EaD teaching: an experience report. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7163>. Acesso em: 17 nov. 2020.

JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. COVID-19 Map. Johns Hopkins Coronavirus Resource Center. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.jhu.edu/map.html>. Acesso em: 24 nov. 2020.

OPAS/OMS Brasil. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19, OPAS/OMS Brasil, 2020. Disponível em <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14>. Acesso em: 23 nov. 2020.

OLIVEIRA, Madalena. Associações científicas: da ideia de rede ao ideal de comunidade. In: MARTINS, M. L. (Org.). A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de Ciências Sociais e Humanas – o caso das Ciências da Comunicação. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2017. 231-246. Disponível em <http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2722>. Acesso em: 17 nov. 2020.

PEREIRA, João Thomaz. Educação e Sociedade da Informação. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. (Orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2011. p. 59-83.

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; CANALLI, Hugo Leonardo. Evento online: a experiência do EVIDOSOL/CILTEC-ONLINE. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre, IX, e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, VI, 2019, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2019. p. 1 – 5.

RODRIGUES, Meghie. O progresso da ciência é língua universal de associações pelo mundo. Cienc. Cult., São Paulo, v. 70, n. 3, p. 22-24, Julho 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252018000300007&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 14 Nov. 2020.

SALLES, João Carlos. Com aulas remotas, pandemia escancara desigualdade no acesso à educação de qualidade. [Entrevista concedida a Caroline OLiveira] Nome do Entrevistador. Brasil de Fato, 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/06/04/com-aulas-remotas-pandemia-escancara-desigualdade-no-acesso-a-educacao-de-qualidade>. Acesso em: 22 nov. 2020.

SANTOS, Ricardo Ventura; PONTES, Ana Lúcia; COIMBRA JR., Carlos. Um “fato social total”: COVID-19 e povos indígenas no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 10, e00268220, Set. 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1194/um-fato-social-total-covid-19-e-povos-indigenas-no-brasil> Acesso em: 17 de novembro de 2020.

SIEGELMAN, S. S. (1998). The genesis of modern science: contributions of scientific societies and scientific journals. Radiology, v. 208, n. 1, p. 9-16.

UNESCO. COVID-19 Educational Disruption and Response. Paris: Unesco, 30 July 2020a. Disponível em: <http://www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educational-disruption-and-response-13363>. Acesso em: 22 maio 2020.

WERNECK, Cláudia. COVID-19 transformou a vida em um eterno webnar. ECOA – Por um mundo melhor, 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/opiniao/2020/05/04/covid-19-transformou-a-vida-em-um-eterno-webinar.htm>. Acesso em: 17 nov. 2020.

WITTER, Geraldina. Importância das sociedades/associações científicas: desenvolvimento da ciência e formação do profissional - pesquisador. Bol. psicol, São Paulo , v. 57, n. 126, p. 1-14, jun. 2007 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432007000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 17 nov. 2020.

WHO. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. Geneva: World Health Organization; 2020. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019>. Acesso em: 23 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

(Re)Ações da Associação Brasileira de Educação Musical em tempos de pandemia: entre adaptações e a construção de um novo futuro. (2020). Revista Música, 20(2), 239-258. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179804