Quarteto de cordas nº 3, com coro SATB, "Corona": relato sobre o contexto da composição e partitura da obra

Autores

  • Harry Crowl Universidade Federal do Paraná / Orquestra Filarmônica da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179849

Palavras-chave:

Quarteto de Cordas, Harry Crowl, Coronavírus, Contexto da composição

Resumo

Obra de Harry Crowl, encomendada pela municipalidade de Icking, Alemanha.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Harry Crowl, Universidade Federal do Paraná / Orquestra Filarmônica da UFPR

    Harry Crowl, (Belo Horizonte, 1958). Compositor e musicólogo. Radicado em Curitiba desde 1994. Estudou música, letras e semiótica no Brasil, e nos EUA, estudou composição na Juilliard School of Music. Seu catálogo de obras conta atualmente com aproximadamente 200 obras, das quais constam de todos os gêneros instrumentais e vocais, incluindo música para cinema e teatro. Sua música tem sido executada em público, transmitida em programas de rádio e plataformas digitais no Brasil e em todo o mundo. Vários grupos internacionais, orquestras e solistas já tocaram e encomendaram obras de sua autoria.

    Entre os prêmios recebidos destacam-se, “Encomenda de Obra”, 2012 e 2014, da FUNARTE, para os quais escreveu “Mirabilis Jalapa”, estreado na XXa. Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro, em 2013, e, “Elogio da Sombra”, para clarone e orquestra de cordas, estreada na XXIa. Bienal, em 2015.

    Trabalhou como pesquisador de música do período colonial em Ouro Preto, MG, junto à UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), sendo o responsável pela reconstituição de várias composições dos Séc. XVIII e XIX, assim como pela redescoberta de algumas obras, tal como a Abertura em Ré maior, do Padre João de Deus de Castro Lobo (1794-1832), a única obra instrumental, até agora conhecida, escrita na região das minas, naquela época.

    Foi Professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR até 2019. É Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica da UFPR. Produz e apresenta semanalmente programas para a Rádio Paraná Educativa FM.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Quarteto de cordas nº 3, com coro SATB, "Corona": relato sobre o contexto da composição e partitura da obra. (2020). Revista Música, 20(2), 451-461. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179849