Dossiê "Música em quarentena": Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180209

Palavras-chave:

Dossiê, Música em quarentena, COVID-19, Lives musicais, Ensino à distância, Emoções dos músicos

Resumo

O dossiê “Música em quarentena” reúne artigos e relatos selecionados pelas editoras convidadas, com reflexões e experiências de músicos(as) e professores(as) de Música, a respeito das atividades musicais (pedagógicas, artísticas e terapêuticas) realizadas durante a quarentena decretada desde março de 2020 (no Brasil), quando aulas presenciais e apresentações musicais foram interditados por causa das medidas de contenção da pandemia de Coronavírus em todo o mundo. O dossiê é dividido em três subáreas de interesse: Educação Musical, coordenada pela professora Magali Kleber e pela professora Luciane Garbosa; Performance Musical, coordenada pela professora Sonia Ray; Saúde e Emoções do Músico, coordenada pela professora Luciane Cuervo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Magali Oliveira Kleber, Universidade Estadual de Londrina

    MAGALI OLIVEIRA KLEBER é Professora Associada aposentada na Universidade Estadual de Londrina tendo atuado nos cursos de graduação e de pós-graduação em música.  Graduada e especialista em piano pela EMBAP, doutorou-se em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez o mestrado em Música pela UNESP- São Paulo. Cursou o pós-doutorado em Etnomusicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Realizou, ao longo de sua carreira acadêmica, orientações de Iniciação Cientifica, dissertação de mestrado e pesquisas de relevância internacional como líder do grupo de pesquisa cadastro no CNPq Educação Musical e Movimentos Sociais, com a proposta de investigar as práticas musicais contextos da periferia urbana nas esferas da educação formal e informal envolvendo políticas públicas e o Terceiro Setor. Coordenou de 2011 a 2014 a área de música na UEL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, patrocinado pela CAPES. É autora de relevantes publicações no contexto nacional e internacional na área. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical de 2009 a 2011. Foi membro Board da Community Music Activity da ISME – International Society for Music Education de 2008 a 2012. Recentemente foi eleita como membro do Board da ISME, gestão 2016 a 2018.

  • Luciane Wilke Freitas Garbosa, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui graduação em Música - Bacharelado em Piano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) - e Doutorado em Música - Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (2019), atuando com formação de professores nos cursos de Licenciatura em Música, Pedagogia e Educação Especial, no Laboratório de Educação Musical - LEM/Centro de Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música - Educação Musical, atuando principalmente com: formação de professores, estágio supervisionado, produção e análise de materiais didáticos, pesquisa (auto)biográficas. Desenvolve pesquisas com histórias de vida e memórias. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Linha de Pesquisa: Educação e Artes, entre 2004 e 2014. Foi presidente do Conselho Editorial da Revista da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical nos anos de 2009-2011, Editora da Revista da ABEM na gestão 2013-2015, e Diretora Regional Sul da ABEM (2017-2019). Foi editora convidada da Revista Música na Educação Básica nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2014, atuando diretamente da criação da publicação. É vice-líder do grupo de pesquisa (CNPq/) FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Atua como parecerista de periódicos e de eventos na área de Música - Educação Musical e nas áreas de Educação e de Artes.

  • Sonia Ray, Universidade Federal de Goiás

    SONIA RAY é professora Titular da Universidade Federal de Goiás em Goiânia, onde leciona Contrabaixo, Música de Câmara e Metodologia de Pesquisa. Possui graduação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp (SP, 1993), Mestrado (1996) e Doutorado (1998) em Performance e Pedagogia do Contrabaixo, ambos na University of Iowa, EUA. Apresenta-se regularmente em performances ao contrabaixo priorizando o repertório contemporâneo para o instrumento. É artista convidada da International Society of Bassists desde 1993. Concluiu 2 estágios de Pós-doutoramento sendo um na University of North Texas (2008) e outro na Universitè Paris VIII / CNSMDP, França (2016-2017). É professora Colaboradora no PPG Música do IA-UNESP onde orienta mestrado e doutorado em performance musical (contrabaixo e música de câmara). Desenvolve pesquisas com ênfase em Performance Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: contrabaixo contemporâneo, pedagogia da performance musical, cognição musical, música de câmara e música brasileira. Foi Presidente da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Gestão 2007-2011). É sócia-fundadora da ABCM-Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais e da ABC-Associação Brasileira de Contrabaixistas. É criadora da Revista Música Hodie (Qualis A1) a qual editou e presidiu o Conselho Editorial de 2001 a 2016). Atualmente é presidente da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical.

  • Luciane Cuervo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Artes

    LUCIANE CUERVO é professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve trabalhos com abordagem interdisciplinar entre música, educação e neurociências. Graduada em Música/UFRGS, com ênfase em flauta doce, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS, doutora em Informática na Educação/PGIE-UFRGS. Especialista em Neuropsicologia interdisciplinar. Atuou como pesquisadora honorária visitante no Instituto de Educação da University College London na classe de Educação Musical do professor Graham Welch (2015-2016), com quem mantém parcerias de pesquisa. Como intérprete, dedica-se à interpretação de música antiga e contemporânea, havendo estreado inúmeras composições de autores brasileiros para flauta doce. Dedica-se à pesquisa interdisciplinar sobre a musicalidade humana, nos principais temas: formação de professores - práticas musicais (voz e flauta doce), cognição musical, performance no contexto da cultura digital.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Dossiê "Música em quarentena": Apresentação. (2020). Revista Música, 20(2), I-IV. https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180209