A pianística multifacetada de Francisco Mignone

Autores

  • José Eduardo Martins Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005

Resumo

A obra para piano de Mignone é extensa e diversificada. Os vários "approaches" multifacetados que, em parte, desconcertam o analista, fazem parte de constante
indagação. Excetuando-se as várias produções sob o pseudônimo de Chico Bororô, verifica-se que Mignone exercita com competência e naturalidade as técnicas composicionais aprendidas e as conhecidas através da curiosidade. Tonalidade, modalidade, atonalidade, politonalidade e outras técnicas lhe são familiares e é sobremaneira em específicos gêneros praticados que Mignone adequa as diversas orientações conhecidas. O presente ensaio não visa as diversas análises estruturais da produção pianística de Francisco Mignone. Contudo, dois aspectos básicos são abordados, após a visão sucinta da obra completa sob a trilha cronológica: código técnico pianístico e o timbre como busca clara no pensamento do autor.

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Biografia do Autor

  • José Eduardo Martins, Universidade de São Paulo.
    José Eduardo Martins é professor associado do Departamento de Música da ECA/USP.

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Publicado

1990-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pianística multifacetada de Francisco Mignone. (1990). Revista Música, 1(2), 89-113. https://doi.org/10.11606/rm.v1i2.55005