Textura Instrumental na África Ocidental: A Peça Agbadza

Autores

  • Marcos Branda Lacerda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v1i1.55011

Resumo

Este artigo trata preferencialmente de um fenômeno ainda pouco observado na distribuição das partes fixas que constituem o conjunto instrumental Atsiã, da população Ewe do sul de Ghana: ao contrário do que se supõe normalmente na literatura musicológica sobre este gênero da música africana, os instrumentistas não-responsáveis pela parte solista podem introduzir eventualmente alterações estruturais na textura de uma peça determinada. Procuro demonstrar também alguns conceitos básicos da música africana ocidental, e fazer um paralelo entre a forma de organização da textura instrumental na música iorubá e
ewe. Concluindo o trabalho, apresento uma colaboração à discussão sobre os princípios que regulam a orientação rítmica dos executantes neste tipo de música.

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Biografia do Autor

  • Marcos Branda Lacerda, Universidade de São Paulo
    Marcos Branda Lacerda, musicólogo, Professor Doutor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

1990-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Textura Instrumental na África Ocidental: A Peça Agbadza. (1990). Revista Música, 1(1), 18-28. https://doi.org/10.11606/rm.v1i1.55011