Música Sacra Paulista do Período Colonial: Alguns Aspectos de sua Evolução Tonal-1774/1794

Autores

  • Régis Duprat Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Vítor Gabriel Araújo
  • Mary Angela Biason
  • Geraldo Teodoro
  • Álvaro Carlini

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v1i1.55012

Resumo

As primeiras composições de André da Silva Gomes que nos restaram datam do ano de sua chegada: 1774. Dos acervos conhecidos de seus manuscritos musicais constam várias
obras de compositores portugueses copiadas de sua mão e das quais destacamos uma, o salmo nº 110, Confitebor tibi Domine, de João Cordeiro da Silva, para ilustrar o substrato
lusitano de sua formação, já que se trata de obra composta em data anterior a 1774 e de compositor que gozou de notoriedade na época. Elegemos, em seguida, quatro peças de
André da Silva Gomes, compostas nas datas de 1774, 1780, 1785 e 1794. As obras escolhidas têm caráter semelhante na integração litúrgica, na morfologia e na estrutura geral. São todas escritas para quatro vozes mistas com tratamento vocal que alterna a escritura homófono-harmônica com os solos, valorizando o contraste de volumes e destacando acentuadamente os versículos do texto latino. Dentre as obras, o Popule meus (1774) é o que difere das demais no tratamento vocal, enfatizando a escritura homófono-harmônica
em todo o discurso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Régis Duprat, Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Régis Duprat, musicólogo, Professor Doutor da Universidade Estadual Paulista.

Downloads

Publicado

1990-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Música Sacra Paulista do Período Colonial: Alguns Aspectos de sua Evolução Tonal-1774/1794. (1990). Revista Música, 1(1), 29-34. https://doi.org/10.11606/rm.v1i1.55012