A Trajetória da Missa de Réquiem de Henrique Oswald: Aspectos Estilísticos, Questões Musicológicas e Divulgação da Obra no Brasil e em Portugal

Autores

  • Susana Cecília Igayara Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55100

Resumo

A Missa de Réquiem para coro misto e órgão de Henrique Oswald faz parte de um momento decisivo da produção sacra coral no Brasil e dá testemunho da nova orientação adotada pela Igreja Romana no início do século XX, após a promulgação do Motu Proprio do Papa Pio X, em 1903, cuja definitiva implantação no Brasil intensifica-se na década de 20. A obra insere-se, portanto, no movimento de reforma da música sacra iniciado ainda no século XIX.

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Biografia do Autor

Susana Cecília Igayara, Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Música da ECA/USP

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Publicado

2006-12-17

Como Citar

Igayara, S. C. (2006). A Trajetória da Missa de Réquiem de Henrique Oswald: Aspectos Estilísticos, Questões Musicológicas e Divulgação da Obra no Brasil e em Portugal. Revista Música, 11, 111-123. https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55100

Edição

Seção

Artigos