Métron: A Lira, a Flauta e o Compasso

Autores

  • Mário Henrique Simão D'Agostino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v12i0.61767

Resumo

Um exame dos liames entre Música e Arquitetura que se fiam com a Renascença Italiana comporta embaraços imediatos, tais como a correlata e imprescindível indagação de suas alianças com a perspectiva linear ou matemática, técnica de representação gráfica da imagem visual mediante cálculos rigorosos das medidas aparentes, conquista precípua das "arti del disegno" renascentistas, conexa, por sua vez, à "matematização da Natureza" anelada pela ciência moderna. Sói principiar pela questão da perspectiva exata também aquele que se propõe o exame das implicações
do chamado "processo de racionalização do espaço", no transcurso dos séculos XV ao XVIII, sobre os princípios "cósmico-musicais" da arquitetura do Renascimento.

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Biografia do Autor

  • Mário Henrique Simão D'Agostino, Universidade de São Paulo
    Professor da FAU, Faculdade de Arquiteturae Urbanismo da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2007-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Métron: A Lira, a Flauta e o Compasso. (2007). Revista Música, 12, 101-131. https://doi.org/10.11606/rm.v12i0.61767