Pribaoutki de Igor Stravínsky

Autores

  • Marcos Branda Lacerda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v10i0.61758

Resumo

"Prib' e 'outka' são morfemas russos que significam, respectivamente, 'jogo' e 'canção'. Em uma "pribaoutka" chamam a atenção duas qualidades que instigam particularmente a índole modernista do compositor. De um lado, a música pode transcorrer rítmica e metricamente de forma independente da acentuação da linguagem. De outro, trata-se de um jogo no qual expressões (versos) vão sendo dispostas sem a necessidade de constituírem frases significantes, isto é, o texto, surreal, transcorre também com relativa independência de regras sintáticas e semânticas. De maneira geral, admite-se, expressa ou tacitamente, que a composição de Pribaoutki teria servido a Stravinsky de estudo para Les Noces. As quatro canções obedecem ao mesmo planejamento formal: elas se compõem de duas seções curtas e sucessivas (blocos) e uma breve conclusão. A cada seção vocal correspondem materiais melódicos, harmônicos e rítmicos diversos e contrastantes. Quase sempre, a melodia é criada a partir de conjuntos diatônicos, com notas priorizadas ritmicamente e, com freqüência, acentuadas por algum elemento instrumental.

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Biografia do Autor

  • Marcos Branda Lacerda, Universidade de São Paulo
    Musicólogo e professor doutor do Departamento de Música da ECA/USP

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Publicado

1999-12-06

Edição

Seção

Artigos

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