Sobre a Revista

A Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia surgiu em 1991, substituindo três títulos extintos em decorrência da fusão das instituições ligadas à pesquisa nas áreas de Arqueologia e Etnologia: Revista Dédalo, Revista de Pré-História e Revista do Museu Paulista. É um periódico acadêmico destinado à publicação de trabalhos sobre Arqueologia, Etnologia e Museologia. Em 2016 a revista torna-se eletrônica, semestral e todos os números impressos foram digitalizados e disponibilizados em acesso aberto pelo Portal de Revistas USP.

Notícias

Edição Atual

n. 41 (2023): Dossiê “Estudos em Arqueologia da Música: temas, fontes e abordagens”
					Visualizar n. 41 (2023): Dossiê “Estudos em Arqueologia da Música: temas, fontes e abordagens”

No campo da Arqueologia, o crescimento significativo dos estudos sobre o papel da música nas civilizações antigas resultam no surgimento da disciplina Arqueomusicologia ou Arqueologia da Música, conectada a áreas centrais das sociedades antigas, abrangendo épocas e regiões diversas, com a recente inclusão de sessões dedicadas ao tema em conferências e congressos importantes. Este dossiê, sob curadoria dos editores convidados Fábio Vergara Cerqueira (professor titular em História, Universidade Federal de Pelotas) e Daniela La Chioma (doutora em Arqueologia - MAE/USP), destaca a necessidade de mais atenção aos estudos arqueomusicais no Brasil, apresentando contribuições de pesquisadores brasileiros e internacionais que desempenharam papéis fundamentais nesse campo. Ele aborda diversas perspectivas, como estudos relacionados à Iconografia da Música em suportes arqueológicos, investigações sobre os realia (instrumentos musicais antigos preservados parcial ou integralmente), incluindo achados arqueológicos com contexto e peças descontextualizadas em coleções museológicas. Além disso, abrange estudos de arqueomusicologia experimental para recriar instrumentos antigos, explorando a interseção com as Digital Humanities, como reconstituições 3D de instrumentos sonoros antigos e estudos arqueoacústicos de estruturas arquitetônicas remanescentes, como teatros, usando tecnologias avançadas. Por fim, inclui estudos etnoarqueológicos e etnomusicológicos focados em objetos relacionados à música. 

Imagens da capa, agradecimentos, crédito e descrição:
1. Moeda de Bronze. A) Cabeca de Apolo_ B) Lira e omphallos. NAPOLES, Museo Archeologico Nazionale, inv. S 1273. Prov. Napoles. c. 250-200 a.C. Foto Fabio Vergara Cerqueira, 2022.

2. Cântaro de cerâmica em formato de músico tocando antara (flauta de Pã). Cultura Mochica. Lima, Museo Larco, inv. ML002215

3. Syrinx. Sec. 1-5 d.C. Mannheim, Reiss-Engelhorn-Museen, Ag. 12. REM, Mannheim. Foto de Lukas Bohnenkamper, 2023.

4. Figurinha de terracota, proveniente do Fayum, Egito. sec. II d.C. Hamburgo, Kunst und Gewerbe Museum, inv. 1989.1437. Foto Fabio Vergara Cerqueira, 2023. Agradecemos o curador Dr. Frank Hildebrandt.

5. Moeda imperial romana, liga de cobre. Prov. Roma (cidade). 62 d.C. Londres, British Museum, R.999. A - Cabeça de Nero - B - Nero como Apolo citaredo. Nero toca cítara tipo “Cítara de Tamíras”. © Trustees of the British Museum. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/object/C_R-99992

Publicado: 2023-12-29

Edição completa

Apresentação

  • A Arqueomusicologia: uma nova disciplina

    Fábio Vergara Cerqueira, Daniela La Chioma
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.220571

Estudos de Arqueoacústica e usos de tecnologias digitais

  • Experiencing Sounds in Ancient Spaces: An Overview

    Angela Bellia
    17-31
    DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211809

Estudos iconográficos (Antiguidades mediterrânicas e pré-colombianas)

Artigos livres

Estudos de Arqueoorganologia

Ver Todas as Edições

A Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia é publicada desde 1991, substituindo as antigas Revista Dédalo e Revista de Pré-História. Seu objetivo é promover a divulgação de pesquisas científicas de excelência nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia. A publicação é semestral, segue o sistema de revisão por pares e a política de acesso público com conteúdo completo aberto, com recepção de artigos em fluxo contínuo. Publica textos inéditos em português, espanhol, inglês, francês e italiano nas seguintes formas: artigos que apresentem resultados de pesquisas científicas originais, ou desenvolvimento de método, revisões bibliográficas ou teóricas sobre os temas abordados pela Revista, resenhas inéditas de livros, teses, dissertações e outras produções, que tenham relevância acadêmica, notas com resultados preliminares e parciais de pesquisas inéditas ou ainda em desenvolvimento, entrevistas feitas com profissionais renomados nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia. Dossiês podem ser publicados em separado ou no corpo de uma edição. Com o objetivo de garantir agilidade na disponibilização do conteúdo, os artigos e notas aprovados serão publicados na modalidade ahead of print até que o número seja concluído.

 

Título das Seções:

 Artigos, Resenhas, Notas, Entrevistas, Dossiês.

 

Abreviações das seções:

ART, RES, NOT, ENT, DOS