Contribuição à Zooarqueologia do Sambaqui do Moa: novos vestígios ictiológicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2012.106687Palavras-chave:
Zooarqueologia, Sambaqui do Moa, PeixesResumo
Este trabalho apresenta a descrição e uma breve discussão sobre os vestígios icitológicos recuperados a partir de escavações realizadas no Sambaqui do Moa, localizado em Saquarema/RJ. Eles são 39 otólitos, pertencentes aos taxa: Cynoscion sp., Micropogonias furnieri, Pogonias cromis e Genidens genidens, e 9 dentes de tubarões dos gêneros Carcharhinus, Galeocerdo, Sphyrna, Carcharias e Isurus, inéditos até então para o sítio. A partir desses registros, foi possível verificar informações referentes ao paleoambiente e à utilização desses peixes para a cultura dos povos sambaquieiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.