O homem pré-histórico, o molusco e o sambaqui: considerações sobre a subsistência dos povos sambaquieiros.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1993.109161Palavras-chave:
Ecossistemas costeiros - Povos nômades costeiros - Recursos - Sambaquis - Rentabilidade.Resumo
Os sambaquis são um tipo de sítio arqueológico pré-histórico freqüente ao longo da costa sudeste brasileira. Construídos entre 7000 a 1000 anos AP, esses sítios indicam grupos humanos muito adaptados às condições locais. Os ecossistemas costeiros são geralmente tidos como ambientes com alta capacidade de suporte embora tenham sido ocupados tardiamente pelo Homem. A adaptação de bandos nômades às condições litorâneas parece ter acarretado grandes mudanças sociais, econômicas e culturais. A análise das amostras da arqueofauna de três sambaquis oferece um exemplo da natureza da adaptação do homem pré-histórico a esses meios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1993-12-05
Como Citar
Figuti, L. (1993). O homem pré-histórico, o molusco e o sambaqui: considerações sobre a subsistência dos povos sambaquieiros. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (3), 67-80. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1993.109161
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.