Escavações no campo teórico: Arqueologia e História... ou a Arqueologia Clássica depois da Nova.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109183Palavras-chave:
New Archaeology - Arqueologia Clássica - Antropologia - Estudos históricos - Epistemologia.Resumo
Discute-se neste artigo o papel da New Archaeology na evolução teórica e metodológica da disciplina e o seu possível contributo para o desenvolvimento da arqueologia clássica, na atualidade. Procura-se também apreciar a situação da arqueologia clássica no presente contexto, em que a New Archaeology sofre revisão e dá lugar a uma rica floração “pós-moderna” de enfoques da problemática arqueológica. Para esclarecer estes pontos, focaliza-se as relações entre arqueologia, antropologia e história.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1994-12-19
Como Citar
Trindade-Serra, O. J. (1994). Escavações no campo teórico: Arqueologia e História. ou a Arqueologia Clássica depois da Nova. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (4), 3-20. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109183
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.