Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A escultura atual dos Makondes de Moçambique como uma visão de mundo.

Theophilos Rifiotis

Resumo


Este artigo discute a noção de “arte tradicional” e de “autenticidade”, correntes no discurso sobre a arte africana, a partir do estudo da arte escultórica dos WaMakonde do norte de Moçambique. Diferenciando-se da escultura dominante na África Austral, os Wa-Makonde, atualmente, esculpem segundo dois tipos básicos, chamados ujamaa e shetani, e utilizam o ébano como matéria-prima. Procura-se mostrar que esta arte, criada nos anos 50-60, é uma re-elaboração plástica de experiências coletivas e que ela pode ser considerada como uma visão de mundo na qual estão atualizados valores ancestrais.

Palavras-chave


Escultura - Makonde - Moçambique - Autenticidade - Arte tradicional - Visão de mundo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1994.109201

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.