A ocupação ribeirinha pré-colonial do médio Paranapanema.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109221Palavras-chave:
Arqueologia - Estado de São Paulo - Paranapanema - Ourinhos - Ceramistas - Caçadores-coletores.Resumo
No andamento das pesquisas vinculadas ao “Projeto Paranapanema” realizaram-se, durante o ano de 1994, prospecções extensivas às margens do referido rio. Seu reconhecimento arqueológico se mostra particularmente interessante uma vez que as demais porções do médio vale se encontram submersas devido à construção de três Usinas Hidrelétricas, para as quais não foram realizadas pesquisas sistemáticas de salvamento. A área investigada constitui, portanto, o último trecho não inundado do médio curso do Paranapanema, onde ainda é possível reconhecer as características da ocupação pré-colonial ribeirinha, com todas as suas implicações para a compreensão dos assentamentos indígenas desenvolvidos na região.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1995-12-18
Como Citar
González, E. M. R. (1995). A ocupação ribeirinha pré-colonial do médio Paranapanema. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (5), 99-116. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109221
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.