Figuras zoomorfas na arte Waurá: anotações para o estudo de uma estética indígena.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109241Palavras-chave:
Arte primitiva - Etnoestética - Alto Xingu - Waurá-animais.Resumo
O artigo trata das representações de animais na arte dos índios Waurá (Alto Xingu, Brasil). Procura encontrar razões para a escolha das figuras zoomorfas que ornamentam certos objetos da tribo; motivos de ordem técnica, muito mais que de ordem simbólica estão na origem dessa seleção. São analisadas também as relações dos Waurá com seu habitat, especialmente no tocante aos animais da fauna local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1995-12-18
Como Citar
Coelho, V. P. (1995). Figuras zoomorfas na arte Waurá: anotações para o estudo de uma estética indígena. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (5), 267-281. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1995.109241
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.