Possibilidades de interpretação do conteúdo simbólico da arte gráfica Guarani.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109252Palavras-chave:
Cerâmica pré-colonial - Arte Gráfica - Conteúdo simbólico.Resumo
Interpretações de arte gráfica indígena realizadas nas últimas décadas a situam como manifestações essencialmente simbólicas, que comunicam mensagens relacionadas à vida em sociedade, a esferas da cultura, como a cosmologia e a mitologia. Este ensaio pretende, considerando as informações sobre a presença da pintura corporal entre os Guarani pré-coloniais e da variedade de desenhos geométricos aplicados em vasilhas cerâmicas deste grupo, demonstrar o potencial interpretativo dos signos gráficos presentes no material cerâmico arqueológico. Busca-se na analogia etnográfica e no universo mítico dos Guarani, os conteúdos simbólicos expressados através dos padrões de desenho pintados nos recipientes cerâmicosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1996-12-12
Como Citar
Tocchetto, F. B. (1996). Possibilidades de interpretação do conteúdo simbólico da arte gráfica Guarani. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (6), 33-45. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1996.109252
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.