Los “proto-Estados” del Alto Egipto y la unificación del valle dei Nilo.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2002.109442Palavras-chave:
Egito antigo - Proto-Estados - Unificação do Egito - Política egípcia.Resumo
A unificação política do vale do Nilo, alcançada pouco antes de 3.000 a.C., foi o resultado da expansão das práticas estatais surgidas no Alto Egito por volta dos anos 3.400 a.C. Inicialmente (Nagada Ilc-d), parecem ter tomado forma na região três “proto-Estados”, centrados em Hieracompolis, Nagada e Abidos, que confluiriam logo para um único “proto-Estado” no Alto Egito. Durante o mesmo período, também, se verifica uma crescente influência cultural desses núcleos sobre todo o território compreendido entre a primeira catarata do Nilo e o Mar Mediterrâneo. Na fase imediatamente posterior (Nagada Illa-b), a homogeneização cultural do vale do Nilo daria passagem à integração política, a partir da expansão territorial do “protoEstado” sulino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2002-12-18
Como Citar
Compagno, M. (2002). Los “proto-Estados” del Alto Egipto y la unificación del valle dei Nilo. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (12), 123-141. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2002.109442
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.