Trocas, tributos e comércio: o papel dos pochteca na organização do Estado Mexica.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2003.109487Palavras-chave:
Pochteca - Mexica - Economia - Política - Arqueologia - História - MetodologiaResumo
Até a década de 1970, os estudos voltados à sociedade mexica basearam-se fundamentalmente nas fontes espanholas escritas no século XVI. Este trabalho apresenta uma discussão metodológica que parte da análise do papel dos pochteca (mercadores de longa distância) na articulação da economia mexica, com base nas fontes indígenas. Essa discussão metodológica procura demonstrar como os avanços das investigações arqueológicas e os estudos interdisciplinares mais recentes tomam evidente que a função dos pochteca no equilíbrio do Estado mexica é muito mais complexa do que sua mera identificação com o comércio de longa distânciaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2003-12-23
Como Citar
Arcuri, M. M. (2003). Trocas, tributos e comércio: o papel dos pochteca na organização do Estado Mexica. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (13), 139-151. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2003.109487
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.