Estilo, forma e função: das flechas Xikrin aos artefatos líticos.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2003.109493Palavras-chave:
Xikrin - Flechas - Variabilidade formal - Estilo - Forma - Função - Variação isocréstica - Pontas de projétil.Resumo
Através da análise da variabilidade formal de flechas Xikrin, presentes no acervo do M AE/USP, procuramos averiguar a existência de um modo de fazer flechas que seja característico desse grupo e quais atributos são fundamentais na definição dos diferentes tipos de flecha. Classificando as flechas de acordo com a descrição feita por Frickel (1968), procuramos também investigar a relação entre forma e matéria-prima da ponta com a função das flechas. Por fim, levantamos algumas hipóteses para pensar a variabilidade de pontas de projétil líticas encontradas no registro arqueológico e a necessidade de rever o atual esquema classificatório empregado no Brasil para esse tipo de artefato.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2003-12-23
Como Citar
Bueno, L. de M. R. (2003). Estilo, forma e função: das flechas Xikrin aos artefatos líticos. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (13), 211-226. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2003.109493
Edição
Seção
Estudos de Curadoria
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.