Antecedentes Indígenas: problemáticas teórico-metodológicas das sínteses sobre a pré-história regional.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1998.109516Palavras-chave:
Arqueologia pré-histórica - Síntese regional - Problemas teórico-metodológicosResumo
Uma síntese de pré-história regional deve ser estabelecida a partir das informações arqueológicas organizadas em um quadro espaço-temporal. Devem ser destacados não apenas os dados obtidos a partir da análise dos vestígios materiais em presença nos sítios, mas igualmente reconstituídos os momentos de transição das paleopaisagens e das culturas. Os padrões de subsistência, a exploração das fontes de matéria prima, as tipologias dos artefatos, os símbolos da arte, os processos adaptativos, integração e conflito, são alguns dos diversos aspectos que devem ser estudados, a partir de modelos que admitam múltiplas variáveis e uma causalidade múltipla. O necessário rigor conceituai e superação das interpretações simplistas, não impedem que inúmeros problemas de ordem teórico-metodológica sejam ainda de difícil solução, como se evidencia neste estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
1998-12-02
Como Citar
Kern, A. A. (1998). Antecedentes Indígenas: problemáticas teórico-metodológicas das sínteses sobre a pré-história regional. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (8), 15-24. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1998.109516
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.