Investigações arqueológicas no médio/ baixo vale do Ribeira de Iguape, São Paulo

Autores

  • Erika Marion Robrahn-González Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Paulo De Blasis Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1998.109522

Palavras-chave:

São Paulo - Ribeira de Iguape - Agricultores pré-coloniais - Caçadores e coletores - Cerâmica - Lítico - Tradição Itararé - Tradição Umbu.

Resumo

Desde 1981, o médio/alto vale do Ribeira de Iguape, situado no extremo sudoeste do Estado de São Paulo, vem sendo objeto de pesquisás arqueológicas sistemáticas. Levantamentos realizados em uma área-piloto do médio vale e áreas específicas do alto vale resultaram na identificação de aproximadamente 300 sítios, relacionados ao menos a três ocupações pré-coloniais distintas que ali se desenvolveram. Todas elas remetem a contextos culturais externos, sendo resultado do deslocamento de grupos humanos vindos do litoral ou do planalto. O avanço das discussões está, assim, diretamente relacionado a enfoques extra-regionais, onde a investigação das áreas limítrofes com o planalto e com o litoral reúne grande potencial informativo, principalmente no que diz respeito às discussões sobre contatos culturais e delimitação de territórios de assentamento. Diante deste contexto, foram realizadas prospecções em área próxima ao limite com a Baixada Litorânea, levando à identificação de mais 13 sítios. Os resultados deste trabalho são apresentados no presente artigo, incluindo uma análise dos dados dentro da problemática definida para o vale do Ribeira como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1998-12-02

Como Citar

Robrahn-González, E. M., & De Blasis, P. (1998). Investigações arqueológicas no médio/ baixo vale do Ribeira de Iguape, São Paulo. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (8), 57-69. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.1998.109522

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)