O Simpósio “Arqueologia dos Povos Jê no Sul e Sudeste do Brasil, MAE-USP”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137270Palavras-chave:
Arqueologia Brasileira, Povos JêResumo
Para compreender a história de longa duração dos povos Jê que ocuparam os territórios circunscritos ao que hoje se define como os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais acreditamos que seja necessário um permanente e produtivo diálogo interdisciplinar. Como já vem sendo demonstrado por vários pesquisadores são bastante evidentes as relações que podem ser estabelecidas entre o passado arqueológico, o passado histórico e o presente etnográfico desses povos, no sul e sudeste do Brasil. Esta constatação incentiva o desenvolvimento de pesquisas que procurem identificar os aspectos culturais de continuidade e de transformação nos modos de vida desses povos, bem como a sua distribuição geográfica e as suas relações com outros povos, ao longo do tempo. O Simpósio “Arqueologia dos Povos Jê no Sul e Sudeste do Brasil” foi idealizado com o objetivo de debater as possibilidades, as potencialidades e os resultados deste diálogo interdisciplinar. Nosso objetivo era promover um ambiente acadêmico onde os participantes pudessem expor suas experiências de pesquisa, partilhar idéias e debater temas importantes e comuns à antropologia e arqueologia dos povos Jê que ocuparam e ainda ocupam territórios no sul e sudeste do Brasil.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.