Práticas funerárias, culto aos ancestrais e transmissão do patrimônio familiar na Babilônia antiga
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89661Palavras-chave:
Patrimônio, Herança, Práticas funerárias, Mesopotâmia, Larsa, Culto aos ancestrais.Resumo
Procurou-se, neste artigo, estabelecer a relação entre dois fenômenos: por um lado, a transmissão do patrimônio familiar e, por outro, as práticas funerárias, em particular em contextos de inumações no subsolo da casa. Pode-se verificar que a necessidade de assegurar o culto dos ancestrais através dos ritos funerários teve um importante papel no processo de herança material e simbólica do grupo doméstico na região babilônica e foi decisivo para diferenciar a posição do filho primogênito daquela dos demais herdeiros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-12-09
Como Citar
Rede, M. (2004). Práticas funerárias, culto aos ancestrais e transmissão do patrimônio familiar na Babilônia antiga. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (14), 117-138. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89661
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.