O alto São Francisco e o mito dos Cataguá: contribuições para a história indígena em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89667Palavras-chave:
Etno-história, Arqueologia, Rio São Francisco, Minas Gerais, Cataguá.Resumo
Inúmeros trabalhos nacionais e internacionais, nos campos da etnohistória e da arqueologia, apontam o Alto São Francisco como área de domínio da “temível nação Cataguá”, que teria ocupado este território ao longo dos séculos XVI e XVII. Este artigo tem como objetivo demonstrar através de uma análise comparativa entre fontes secundárias e primárias que a existência de tal grupo é uma quimera, decorrente do hábito dos exploradores paulistas de criar atribuições generalizantes para diferentes grupos indígenas não falantes do tupi.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-12-09
Como Citar
Henriques, G., Costa, F., & Koole, E. (2004). O alto São Francisco e o mito dos Cataguá: contribuições para a história indígena em Minas Gerais. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (14), 195-208. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89667
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.