“Em nome do céu, o que é museologia"? perspectivas de museologia através de publicações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89693Palavras-chave:
Museologia, Terminologia em MuseologiaResumo
A busca e construção de um corpo de teoria para a Museologia foi foco de atenção do ICOFOM (Comitê Internacional da Muselogia/ICOM), particularmente em meados dos anos 70 e durante a década de 80 do século XX. Investigando dois tipos de publicações dessa área, as de difusão correspondendo ao momento da produção da ciência entre pares, e as de divulgação voltadas para o público em geral, confirma-se a variedade de temas que contribuíram e contribuem para a concretização de sua cultura científica. As publicações constituem um aspecto estratégico de difusão e divulgação e as diferentes publicações o desenvolvem diferentemente, mas ambas reforçam a disseminação da teoria construída e enunciada, e a prática divulgada para os profissionais. Apontam-se as razões, no cerne da construção teórica, do “problema terminológico”, associado à procura e anseio por identificar o objeto de estudo da Museologia, bem como os temas e as coberturas (capas) utilizadas para reforçar as representações para o destinador público especializado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-12-09
Como Citar
Cerávolo, S. M. (2004). “Em nome do céu, o que é museologia"? perspectivas de museologia através de publicações. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (14), 311-343. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2004.89693
Edição
Seção
Estudos bibliográficos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.