Pitfalls in DNA extraction from ancient bones found in Brazilian shell-mounds
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89814Palavras-chave:
Sambaquis, Ossos antigos, Extração de DNA de ossos antigos, PCR de DNA antigoResumo
Os autores descrevem suas dificuldades na extração de ácido desoxiribonuclêico (DNA) de ossos encontrados em sambaquis nas praias da ilha de Sta. Carina, SC, Brasil. A presença de ácido húmico, do ácido fúlvico, radicais livres oxidantes e o efeito hidrolítico dos ambientes úmidos degradam o DNA em fragmentos da ordem de 20-30 pares de bases, impedindo qualquer utilização do DNA extraído. Além disso, o ácido húmico e o ácido fúlvico se ligam fortemente ao magnésio, necessário à atividade da Taq-polimerase, impedindo a reação da polimerase em cadeia (PCR). Neste trabalho são discutidos os protocolos utilizados mais eficientes de extração do DNA e de várias condições possíveis de ensaio da PCR.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-03
Como Citar
Arruda, D. G., Hirata, M. H., & Barretto, O. C. de O. (2007). Pitfalls in DNA extraction from ancient bones found in Brazilian shell-mounds. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (17), 461-467. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2007.89814
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.