A origem provincial do Fórum de Trajano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89839Palavras-chave:
Fóruns romanos, Fórum de Trajano, Fóruns Provinciais Ocidentais, Basílica Ulpia, Modelo edilício romanoResumo
O Fórum de Trajano sempre foi considerado o “ponto alto” do desenvolvimento dos fóruns romanos. Último fórum imperial erguido no centro da Vrbs, durante séculos impressionou os visitantes da cidade, mesmo quando Roma já não era o centro do Império. Até algumas décadas atrás, os estudiosos o consideravam como modelo para os fóruns provinciais, especialmente no Ocidente Europeu. Mas escavações mais recentes trouxeram à luz exemplos de fóruns tripartidos contemporâneos e mesmo anteriores ao de Trajano, derrubando a noção de que este tipo de fórum surgiu em Roma e difundiu-se para o Império. Ele realmente serviu como modelo, mas não como modelo inicial, e sim como o ápice dos fóruns tripartidos, modelo seguido em diversas províncias a partir do século II.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-09
Como Citar
Santos, I. D. (2008). A origem provincial do Fórum de Trajano. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (18), 259-278. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2008.89839
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.