A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia

Autores

  • Lúcio Menezes Ferreira Universidade Federal de Pelotas-UFPel
  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas-UFPel

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89877

Palavras-chave:

Bacharelado em Arqueologia, Antropologia, Formação Profissional, Multivocalidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o currículo do novo curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, criado em 2008, focado na relação com a Antropologia. A primeira parte do artigo trata do contexto histórico da relação teórica e conceitual entre a Antropologia e a Arqueologia. Finaliza esta abordagem histórica avaliando o impacto da globalização sobre o pensamento e práticas arqueológicos. A segunda parte do artigo trata do currículo, apresentando como os conceitos que permeiam o perfil do curso, bem como o impacto da globalização sobre o saber arqueológico, articulam-se nos quatro eixos estruturantes da formação em arqueologia proposta: eixo teórico, diacrônico, metodológico e patrimonial. O texto é encerrado indicando o compromisso do curso com o conceito de multivocalidade (Trigger) e com o diálogo com outras instituições, visando a aprimorar a formação profissional dos arqueólogos em nosso país.

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Biografia do Autor

Lúcio Menezes Ferreira, Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Professor de Arqueologia do Bacharelado em Antropologia e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas-UFPel

Professor de Arqueologia do Bacharelado em Antropologia e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Universidade Federal de Pelotas-UFPel

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Publicado

2009-12-17

Como Citar

Ferreira, L. M., & Cerqueira, F. V. (2009). A Graduação em Arqueologia na UFPel: um currículo na interface entre Arqueologia e Antropologia. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (19), 79-86. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89877

Edição

Seção

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