Consumo de vasijas cerámicas en un contexto público tardio del Pucara de Volcán (Dto. Tumbaya, Jujuy, Argentina)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89919Palavras-chave:
Noroeste da Argentina, Quebrada de Humahuaca, Pucara de Volcán, Consumo de cerâmicaResumo
Neste trabalho se analisam as cerâmicas escavadas em dois recintos e uma lixeira do Pucara de Volcán e se estabelecem hipóteses sobre o consumo diferencial da cerâmica neste contexto Inca local da Quebrada de Humahuaca. O Pulcara de Volcán é um assentamento conglomerado de aproximadamente 7 hectares, ocupado com maior intensidade durantes os Períodos dos Desenvolvimentos Regionais (Intermediário Tardio) e Inca. O recinto R5 está situado no setor ocidental do assentamento, diretamente associado ao recinto R@, à lixeira Tum 1B2 e a um complexo de praça-montículo artificial cemitério. Os três contextos cerâmicos estudados indicam um consumo em nível supradoméstico: R5 como lugar de preparação de alimentos a ser consumidos em eventos públicos, Tum 1B2 como área de descarte do vasilhame de serviço e R2 como provável depósito de grandes vasilhas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-09
Como Citar
Cremonte, M. B., & Scaro, A. (2010). Consumo de vasijas cerámicas en un contexto público tardio del Pucara de Volcán (Dto. Tumbaya, Jujuy, Argentina). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (20), 147-161. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89919
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.