Un caso de fisura labiopalatina o "boca-de-lobo" en Makatampu, valle del Rimac, Perú, siglos XV-XVI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89941Palavras-chave:
Paleopatologia congênita, Fissura labiopalatal, Incas, Endogamia, Índios do PeruResumo
É analisado um caso humano procedente do sítio arqueológico de Makatampu, vale do Rimac, costa central do Peru, com uma severa fenda palato-alveolar, gênero feminino, idade 30-35 anos, camponesa serrana que viveu durante o período Ichimay Tardio e instalação do império Inca, séculos XV-XVI d.C. A percentagem 0,41% (um caso) de uma amostra de 241 indivíduos permitiu comparar duas hipóteses, uma de tipo biomédica que propõe que o lábio leporino tem como causa principal o uso exagerado de bebidas alcoólicas e/ou drogas praticadas intensivamente durante as festas oficiais andinas; a segunda hipótese é de cunho etnohistórico e antropológico que aponta que as sociedades da costa central praticavam casamentos endogâmicos no interior do ayllu. Esta evidência paleopatológica se reforça pelo registro pictórico dos huacos antropomórficos Mochica e da filologia indígena que a conheciam como qqoqya (quéchua) e santi (aimará).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-09
Como Citar
Enciso, A. J. A., & Zapata, M. T. A. G. (2010). Un caso de fisura labiopalatina o "boca-de-lobo" en Makatampu, valle del Rimac, Perú, siglos XV-XVI. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (20), 361-380. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89941
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.