A sociedade sambaquieira vista através de sexo e gênero
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89959Palavras-chave:
Sambaqui, Pescadores-Coletores, Gênero, Organização SocialResumo
A pesquisa em sambaquis é um tema fundador da arqueologia brasileira e existe uma extensa e variada produção científica sobre esse tipo de sítio arqueológico. Entretanto, a grande maioria dos estudos sobre a sociedade que colonizou o litoral preocupa-se em enquadrá-las em modelos de classificação que não contemplam em suas análises os diferentes segmentos sociais que as integram. O estudo sobre gênero é um caminho profícuo para identificar e caracterizar segmentos sociais que compartilham o mesmo espaço e ideologia. Tendo por pano de fundo a trajetória do conceito de gênero nas ciências sociais e seus desdobramentos para a arqueologia de sambaquis, o artigo analisa elementos dos contextos funerários desses sítios identificando a presença de construções simbólicas de extrema variabilidade que apontam para aspectos da vida social dos pescadores-coletores do litoral do estado do Rio de Janeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-12-09
Como Citar
Gaspar, M. D., Heilborn, M. L., & Escorcio, E. (2011). A sociedade sambaquieira vista através de sexo e gênero. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (21), 17-30. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89959
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os direitos são compartilhados pelos autores e pela revista;
- Os Autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os Autores concordam que o trabalho esteja simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, que permite o compartilhamento do trabalho, sem usos comerciais ou derivações, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista pode assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na revista (p. ex.: repositório institucional, bases de indexação bibliográfica, coletâneas de artigos), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.