A Arqueologia Guarani na Bacia do Rio Santo Anastácio, SP: estudo da variabilidade cerâmica do sítio Célia Maria

Autores

  • David Lugli Turtera Pereira Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Neide Barrocá Faccio Universidade Estadual Paulista. Campus Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2014.109370

Palavras-chave:

Arqueologia Guarani, análise cerâmica, Bacia do Rio Santo Anastácio

Resumo

A pesquisa realizada na área do sítio arqueológico Célia Maria, localizado na região da Bacia do Rio Santo Anastácio (afluente da Bacia do Paraná), Estado de São Paulo, demonstrou uma ocupação Guarani pré-colonial. A cerâmica foi datada por termoluminescência, situando a ocupação em torno de 450±60 anos atrás. Este trabalho traz dados referentes à cerâmica identificada na área do sítio Célia Maria. A partir da análise tecnotipológica da cerâmica, demonstramos a provável sequência dos gestos técnicos para a produção dos artefatos, assim como reconstituímos graficamente a forma de vasos, a partir de fragmentos de bordas. Os dados espaciais dos atributos cerâmicos do sítio Célia Maria foram confrontados com outras pesquisas disponíveis que versaram sobre a presença dos Guarani na Bacia do Paraná e Paranapanema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • David Lugli Turtera Pereira, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Arqueologia, Museu de Arqueologia e
    Etnologia, Universidade de São Paulo

Referências

Brochado, J.P.; La Salvia, F. 1989. Cerâmica Gua-rani. Porto Alegre: Posenato Arte & Cultura.

Brochado, J. P; Monticelli, G. 1994. Regras práticas na reconstrução gráfica das vasi-lhas de cerâmica Guarani por comparação com vasilhas inteiras. Estudos Ibero - Ameri-canos 20( 2): 107-118.

Chmyz, I. 2002. A Tradição Tupiguarani no Lito-ral do Estado do Paraná. Curitiba: Círculo de Estudos Bandeirantes.Faccio, N.B. 1992. Estudo do Sítio Arqueológico Alvim no Contexto do Projeto Paranapanema.Disser-tação de mestrado.São Paulo: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP.

Faccio, N.B. 1998. Arqueologia dos Cenários das Ocupações Horticultoras da Capivara, Baixo Paranapanema - SP. Tese de douto-rado.São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, USP

Faccio, N.B. 2010. Relatório de Resgate do Sítio Arqueológico Célia Maria. FCT/UNESP. Milheira, R. 2010. Arqueologia Guarani no Litoral Sul-Catarinense:história e território.Tese de doutorado. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, USP.

Morais, J.L. 1999 Perspectivas Geoambientais da Arqueologia do Paranapanema Paulista.Tese de Livre-Docência. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, USP.

Morais, J.L. 2006. Reflexões acerca da Arqueo-logia Preventiva. In Mori, V.H.; Souza, M.C.; Bastos, R.L.; Gallo, H. (Org.). Patrimônio: Atualizando o Debate.São Paulo: CONAP, 191-220.

Sampaio, T. 1890. Considerações Geographicas e Econômicas sobre o Valle do Rio Paranapanema. Boletim da Comissão Geographica e Geológica do Estado de São Paulo 4.São Paulo: Typographia King.

Scatamacchia, M.C.M. 2004. Proposta de termi-nologia para descrição e classificação da cerâ-mica arqueológica dos grupos pertencentes à família linguística Tupi-guarani. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia 14: 291-307.

Soares, A. 1997. Guarani: organização social e arqueologia. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Soares, A. 2004. Contribuição à Arqueologia Guarani: o estudo do Sítio Ropke. Tese de dou-torado. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, USP.

Stein, D.P. 2003. Avaliação da degradação do meio físico. Bacia do rio Santo Anastácio, Oeste Paulista. Rio Claro. Tese de doutorado. São Paulo: Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP.

Thomaz, R.C.C. 2002. O uso de Sig na predição da localização de sítios arqueológicos: um estudo de caso na bacia do Paraná Superior. Tese de doutorado: Museu de Arqueologia e Etnologia, USP.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A Arqueologia Guarani na Bacia do Rio Santo Anastácio, SP: estudo da variabilidade cerâmica do sítio Célia Maria. (2023). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, 24, 77-90. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2014.109370