Estudio de público de museos: el aporte teórico-metodológico de la semiótica

Autores

  • María Marta Reca Facultad de Ciencias Naturales y Museo. Universidad Nacional de La Plata (UNLP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89983

Palavras-chave:

Semiótica simbólica, Aproximação qualitativa, Comunicação, Museus, Estudos de público

Resumo

Nos últimos anos a necessidade de conhecer com maoir profundidade a experiência da visita e indagar sobre a forma em que os visitantes interpretam a proposta expositiva tornaram-se relevantes. A semiótica nos proporciona um conjunto de instrumentos teórico/empíricos para a aplicação de um método preciso que nos permita dar conta do processo de produção, comunicação e transformação do significado. De um ponto de vista construtivista e cognitivo, aplicando a análise de discurso pretende-se avaliar a eficácia comunicativa de uma sala de exposição do Museu de La Plata (UNLP). Busca-se construir um modelo estabelecendo relações entre o contexto de representação, a sala de exposição, e o contexto de apropriação, os discursos produzidos pelos visitantes no momento da visita.

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Publicado

2011-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RECA, María Marta. Estudio de público de museos: el aporte teórico-metodológico de la semiótica. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 21, p. 369–381, 2011. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89983. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/89983.. Acesso em: 19 abr. 2024.