O desequilíbrio financeiro da Universidade de São Paulo: origens e medidas de ajuste

Autores

  • Vahan Agopyan Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Construção Civil
  • Rudinei Toneto Junior Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i105p19-32

Palavras-chave:

modelo de financiamento, autonomia universitária, gestão de finanças.

Resumo

Uma breve análise do desempenho financeiro recente da Universidade de São Paulo é apresentada. Em primeiro lugar, discute-se o modelo de financiamento a partir da definição da autonomia universitária em 1989 e os resultados propiciados pela conquista da estabilidade de recursos, com tendência de crescimento, que possibilitou o melhor planejamento de sua expansão. Na sequência é apresentado o desempenho financeiro recente e se constata como a forte expansão das despesas, apesar da evolução favorável das receitas, levou ao surgimento de déficits e à perda de reservas pela universidade. A partir daí são apresentadas algumas medidas que já foram adotadas para buscar a reversão do desequilíbrio financeiro e propostas adicionais para essa finalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vahan Agopyan, Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia de Construção Civil

    Vice-Reitor da Universidade de São Paulo e professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP.

  • Rudinei Toneto Junior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

    Professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Edição

Seção

Dossiê Universidade em Movimento

Como Citar

AGOPYAN, Vahan; TONETO JUNIOR, Rudinei. O desequilíbrio financeiro da Universidade de São Paulo: origens e medidas de ajuste. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 105, p. 19–32, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i105p19-32. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/106677.. Acesso em: 25 abr. 2024.