Avaliação: resultados, tendências e desafios

Autores

  • Luiz Nunes de Oliveira Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i105p65-74

Palavras-chave:

avaliação docente, avaliação da pesquisa, parâmetro de impacto, planejamento estratégico universitário

Resumo

Discute-se criticamente o sistema de avaliação de docentes na USP. Em função das dificuldades para avaliar o ensino e a extensão, promoções, bolsas e outras vantagens têm sido tradicionalmente distribuídas com base na análise de listas de publicações, frequentemente convertida em contabilização de artigos em revistas científicas com parâmetro de impacto acima de certos mínimos. Argumenta-se que a universidade precisa reformar seu sistema de avaliação para aprimorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Discutem-se princípios gerais que devem guiar os processos de avaliação e mostra-se que, a partir deles, será relativamente fácil traçar diretrizes para a reconstrução do sistema.

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Biografia do Autor

  • Luiz Nunes de Oliveira, Universidade de São Paulo. Instituto de Física de São Carlos.

    é professor do Instituto de Física de São Carlos (USP).

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Publicado

2015-06-15

Edição

Seção

Dossiê Universidade em Movimento

Como Citar

OLIVEIRA, Luiz Nunes de. Avaliação: resultados, tendências e desafios. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 105, p. 65–74, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i105p65-74. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/106697.. Acesso em: 24 abr. 2024.