Uma revisão histórica do planejamento do setor elétrico brasileiro

Autores

  • Sonia Seger Pereira Mercedes Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
  • Julieta A. P. Rico Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Nacional de Pós-Doutorado
  • Liliana de Ysasa Pozzo Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i104p13-36

Palavras-chave:

planejamento energético, segurança do abastecimento, reestruturação setorial, histórico.

Resumo

O setor elétrico brasileiro vem sofrendo sucessivas revisões e reformas nos últimos 30 anos. Ainda que, no discurso, essas reformas sempre visem ao melhor e mais universal atendimento às necessidades da sociedade, na prática, esse resultado nem sempre esteve em primeiro plano. E mesmo sendo um critério prioritário de planejamento, a garantia da segurança do abastecimento foi alterada ao longo dessa sucessão de mudanças no modelo setorial de gestão. Atualmente, em um cenário de planejamento da expansão e da operação de alta complexidade, esse critério ostenta o caráter de particularidade brasileira frente ao cenário internacional, pairando sobre a sociedade uma persistente ameaça de “crise” do serviço de energia elétrica. Nesse contexto, este artigo elabora uma reconstituição histórica do processo de planejamento do setor elétrico em termos da importância da segurança do abastecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sonia Seger Pereira Mercedes, Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente

    membro do corpo técnico do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, colaboradora do grupo de pesquisa Resíduos Sólidos Urbanos e Impactos Socioambientais da FAU-USP e pesquisadora do IEE-USP.

  • Julieta A. P. Rico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Nacional de Pós-Doutorado

    pesquisadora na área de economia dos recursos naturais no tema Renda de Energia Elétrica, dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes.

  • Liliana de Ysasa Pozzo, Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente.

    membro do corpo técnico do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, na Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético, e atua no Serviço Técnico de Planejamento, Análise Econômica e Social e Desenvolvimento de Recursos Energéticos (Paesdre).

Referências

AMARAL, L. F. M. Modelos Lineares e Não Lineares na Modelagem do Preço Spot de Energia Elétrica do Brasil. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio, 2003.

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Superintendência de Planejamento da Gestão – SPG. Prestação de Contas Ordinária Anual. Relatório de Gestão do Exercício de 2013. Brasília, Aneel, 2014.

BANDEIRA, F. P. M. “Análise das Alterações Propostas para o Modelo do Setor Elétrico Brasileiro”, in Consultoria Legislativa – Estudo. Brasília, Câmara dos Deputados, 2003.

BRASIL. MME – Ministério de Minas e Energia. Secretaria de Energia. Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro: Encaminhamentos e Resultados. Brasília, MME/SEN, 1998.

. Proposta de Modelo Institucional para o Setor Elétrico. Brasília, 2003.

CAMARGO, C. C. B. Gerenciamento pelo Lado da Demanda: Metodologia para Identificação do Potencial de Conservação de Energia Elétrica de Consumidores Residenciais. Tese de doutorado. Florianópolis, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

D’ARAÚJO, R. P. O Setor Elétrico Brasileiro – uma Aventura Mercantil. Brasília, Confea, 2009.

EPE – Empresa de Pesquisa Energética. Aspectos Fundamentais do Planejamento Energético. Rio de Janeiro, EPE, 2005.

. “Custo Marginal de Expansão: Metodologia de Cálculo 2011”, in Nota Técnica EPE-DEE-RE-091/2011-r0. Rio de Janeiro, EPE, 2011.

HOLLAUER, G. “Pesquisa e Desenvolvimento de Fontes Renováveis de Energia”, in Conferência Brasileira de Energia -Sustentabilidade Energética no Século XXI, 2011. Brasília. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cmads/notastaq/congresso/conferencia-brasileira-de-energia6-e-7-12-2011/gilberto-hollauer_mme/view. Acesso em: 13/11/2014.

IANNONE, R. A. Evolução do Setor Elétrico Paulista. Tese de doutorado. São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História da USP, 2006.

KLIGERMANN, Alberto Sergio. Um Sistema de Apoio à Decisão Bicritério para o Planejamento da Operação Energética. Tese de doutorado. Niterói, Universidade Federal Fluminense, 2009.

LOVEI, L. “Single Buyer Model: a Dangerous Path Toward Competitive Electricity Markets”, in Public Policy for the Private Sector. Note n. 225. Washington, DC, World Bank Group, Private Sector and Infrastructure Network, dez. 2000.

MACHADO, A. C. F. “A Evolução do Mercado Livre de Energia”, in Enase – Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico, IV. São Paulo, 13 de setembro de 2007.

MELLO, M. F. “Os Impasses da Privatização do Setor Elétrico”, in Texto para Discussão No 365. Rio de Janeiro, Departamento de Economia da PUC-RJ, 1996.

MERCEDES, S. S. P. Análise Comparativa dos Serviços Públicos de Eletricidade e Saneamento Básico no Brasil: Ajustes Liberais e Desenvolvimento. Tese de doutorado. São Paulo, Programa Interunidades de Pós-graduação em Energia da USP, 2002.

. “Marcos Constitutivos do Setor Elétrico Brasileiro”, in Gildo Magalhães (org.). História e Energia: Memória, Informação e Sociedade. 1 ed. São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2012a, v. 1, pp. 105-24.

Downloads

Publicado

2015-03-05

Edição

Seção

Dossiê Energia Elétrica

Como Citar

MERCEDES, Sonia Seger Pereira; RICO, Julieta A. P.; POZZO, Liliana de Ysasa. Uma revisão histórica do planejamento do setor elétrico brasileiro. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 104, p. 13–36, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i104p13-36. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/106750.. Acesso em: 23 abr. 2024.