Carta de São Paulo Recursos hídricos no Sudeste: segurança, soluções, impactos e riscos

  • Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
  • Carlos Afonso Nobre
  • Carlos Tucci Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas
  • Danny Dalberson
  • Eduardo Assad
  • Francisco Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Biológicas. Curso de especialização em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos
  • Jerson Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ)
  • José Galizia Tundisi Universidade Feevale
  • José Marengo
  • Luiz Pinguelli Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Planejamento Energético do Coppe/UFRJ
  • Marcelo Seluchi
  • Monica Porto Universidade de São Paulo. Escola Politécnica
  • Nelson Luiz Rodrigues Nucci
  • Sandra Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
  • Sérgio Ayrimoraes Soares
  • Virginia Ciminelli Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Resumo

A “Carta de São Paulo” apresentou diagnósticos, análises e soluções para o problema da crise hídrica no Sudeste. Mesmo após vários meses de sua publicação, ela ainda é atual e, por isso, é reproduzida na abertura deste Dossiê. Redução de demanda, mudanças no sistema de governança da água, uso intensivo de mais tecnologia para reúso, monitoramento intensivo da qualidade da água são algumas das principais recomendações dos especialistas que a elaboraram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
Doutor em ciências biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), é pesquisador do Instituto de Botânica de São Paulo. Recebeu a Medalha de Mérito em Botânica Graziela Maciel Barroso pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da fitologia no Brasil. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Carlos Afonso Nobre
Doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/EUA). Pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cedido ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Preside os Conselhos Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Recebeu a Alexander von Humboldt Medal da European Geophysical Union e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil. É membro titular da ABC.
Carlos Tucci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas
Engenheiro civil, com doutorado em recursos hídricos pela Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos. É professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Feevale (RS). Recebeu o Prêmio Internacional de Hidrologia da Associação Internacional de Ciências Hidrológicas (IAHS, na sigla em inglês) da Unesco.
Danny Dalberson
Engenheiro civil e hidráulico, com mestrado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É sócio-diretor da empresa Engecorps e professor de Construções Hidráulicas e Gestão Ambiental de Obras Hidráulicas da Escola Politécnica da USP.
Eduardo Assad
Engenheiro agrícola, com doutorado em Hidrologia e Matemática pela Universidade Montpellier e especialização em Sensoriamento Remoto no Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), ambos na França. É professor do curso de mestrado em Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Francisco Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Biológicas. Curso de especialização em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos
Doutor em ecologia e recursos naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutorado em Ecofisiologia de Algas pelo Instituto de Ecologia de Água Doce (Inglaterra). É professor e coordenador do curso de especialização em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Jerson Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ)
Engenheiro civil, com doutorado em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Colorado (EUA). Foi diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). É professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).
José Galizia Tundisi, Universidade Feevale
Mestre em Oceanografia pela Universidade de Southampton (Reino Unido) e doutor em Botânica pela USP. É professor aposentado da Universidade de São Paulo, professor titular da Universidade Feevale e atua na pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA) e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e coordenador do seu Grupo de Estudos sobre Recursos Hídricos.
José Marengo
Mestre em Engenharia de Recursos da Água e da Terra pela Universidade Nacional Agrária, em Lima, no Peru, e doutor em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). É pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) e membro do comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Luiz Pinguelli Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de Planejamento Energético do Coppe/UFRJ
Engenheiro nuclear, com doutorado em Física pela PUC-Rio. Foi presidente da Eletrobras. Atua como secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Participa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). É diretor e professor titular do Programa de Planejamento Energético do Coppe/UFRJ. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Marcelo Seluchi
Doutor em Ciências Meteorológicas pela Universidade de Buenos Aires (UBA). É chefe da Divisão de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).
Nelson Luiz Rodrigues Nucci
Doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Foi superintendente de Planejamento da Sanesp e superintendente de Planejamento de Saneamento e Recursos Hídricos na Emplasa. É diretor da JNS Engenharia, Consultoria e Gerenciamento Ltda.
Sandra Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Bióloga, com doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UfSCar). É membro do comitê gestor do Instituto Nacional para Pesquisa Translacional de Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INPeTAm) e diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ).
Sérgio Ayrimoraes Soares
Engenheiro civil, com mestrado em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). É especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), onde atua como superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos.
Virginia Ciminelli, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Engenheira química, metalúrgica e de minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Processamento Mineral pela Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA). É professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT/Acqua). É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Publicado
2015-09-02
Como Citar
Bicudo, C. E., Nobre, C. A., Tucci, C., Dalberson, D., Assad, E., Barbosa, F., Kelman, J., Tundisi, J. G., Marengo, J., Rosa, L., Seluchi, M., Porto, M., Nucci, N., Azevedo, S., Soares, S., & Ciminelli, V. (2015). Carta de São Paulo Recursos hídricos no Sudeste: segurança, soluções, impactos e riscos. Revista USP, (106), 11-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i106p11-20
Seção
Dossiê Crise Hídrica