É possível contribuir para a formação ética de nossos juristas? Desafios para o ensino jurídico no Brasil

  • Oscar Vilhena Vieira Fundação Getúlio Vargas, São Paulo
  • José Garcez Ghirardi Fundação Getúlio Vargas, São Paulo
Palavras-chave: ética, educação jurídica, metodologia de ensino, faculdades de direito

Resumo

Este artigo discute a contribuição que os cursos de direito podem oferecer para a formação ética de seus alunos e apresenta uma nova proposta para o ensino de ética. A primeira seção analisa a forma tradicional de se conceber o ensino dessa disciplina em cursos jurídicos; a segunda reflete sobre a relação entre interesses, ética e visões de mundo; a terceira apresenta propostas para o ensino da ética nos cursos jurídicos, sugerindo que o debate em sala de aula sobre casos concretos tem maior potencial de contribuição efetiva para a formação ética dos alunos do que o método expositivo tradicionalmente utilizado no Brasil

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Biografia do Autor

Oscar Vilhena Vieira, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo
é professor de Direito Constitucional da FGV Direito SP
José Garcez Ghirardi, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo
é professor e coordenador do Núcleo de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP
Publicado
2017-01-05
Como Citar
Vieira, O., & Ghirardi, J. G. (2017). É possível contribuir para a formação ética de nossos juristas? Desafios para o ensino jurídico no Brasil. Revista USP, (110), 43-54. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i110p43-54
Seção
Dossiê ética e sociedade