Gravando! A renovação tecnológica e a consolidação do papel do produtor na música popular do Brasil

Autores

  • Eduardo Vicente Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Departamento de Cinema, Rádio e Televisão.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p69-78

Palavras-chave:

produção musical, música popular, indústria fonográfica, produtor musical

Resumo

A intenção deste texto é oferecer uma reflexão sobre a produção musical no Brasil a partir dos depoimentos de alguns profissionais de destaque dessa área. Busca-se discutir não apenas o papel da crescente divisão de trabalho e da importância da inovação tecnológica da indústria na valorização dessa profissão, como também o leque de abordagens que esse profissional pode assumir dentro do processo de produção de um fonograma. O foco do texto concentra-se em produtores que iniciaram suas carreiras nas décadas de 1970 e 1980, participando do processo de consolidação da profissão em um momento de grande valorização comercial e artística da MPB. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Departamento de Cinema, Rádio e Televisão.

    é professor associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP

Referências

DIAS, Márcia T. “Produção e Difusão de Música Gravada no Brasil Contemporâneo: O Papel do Produtor Musical”, in Atas do XXVII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia-ALAS. Buenos Aires, Alas, 2009.

GRONOW, Pekka; SAUNIO, Ilpo. An International History of the Recording Industry. London/New York, Cassell, 1998.

JAMBEIRO, Othon. Canção de Massa: As Condições da Produção. São Paulo, Pioneira, 1975.

KRAUSCHE, Valter. “Na Pista da Canção: Primeiros Passos de uma Dança Maior”, in Trilhas: Revista do Instituto de Artes, ano I, n. 1. Campinas, Unicamp, 1987, pp. 78-87.

THÉBERGE, Paul. “The Sound of Music: Technological Rationalization and the Production of Popular Music”, in New Formations, n. 8, 1989, pp. 99-111.

VICENTE, Eduardo. A Música Popular e as Novas Tecnologias de Produção Digital. Dissertação de mestrado. Campinas, IFCH/Unicamp, 1986.

. Da Vitrola ao iPod: Uma História da Indústria Fonográfica no Brasil. São Paulo,

Alameda, 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Dossiê música popular brasileira na usp

Como Citar

Gravando! A renovação tecnológica e a consolidação do papel do produtor na música popular do Brasil. (2016). Revista USP, 111, 69-78. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p69-78