Uma nova pedagogia racial?

Autores

  • Yvonne Maggie Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Departamento de Antropologia Cultural

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i68p112-129

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yvonne Maggie, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Departamento de Antropologia Cultural

    é professora do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofi a e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.

Referências

AGUILLERA, Sandra Mara et al. Os Negros, os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.

BARBOSA, Maria Ligia. “Diferencias de Género y Color”, in R. Donald Winkler & Santiago Cueto (orgs.). Las Escuelas de Brasil: los Maestros y la Evaluación de los Alumnos en Etnicidade, Raza, Género y Educación en America Latina. Santiago, Preal, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC/Secad, 2005.

CABRINI, Conceição; CATELLI JR., Roberto & MONTELLATO, Andrea. História Temática. Diversidade Cultural e conflitos. 6a série do Ensino Fundamental. São Paulo, Scipione, 2005a.

________. História Temática. O Mundo dos Cidadãos. 8a série do Ensino Fundamental. São Paulo, Scipione, 2005b.

CARVALHO, Irene Mello. Introdução aos Estudos Sociais. 9a ed. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1970, pp. 100-1.

CARUSO, Carla. Zumbi, o Último Herói dos Palmares. São Paulo, Instituto Callis, 2005.

CAVALLEIRO, Eliane. “Discriminação Racial e Pluralismo nas Escolas Públicas da Cidade de São Paulo”, in Educação Anti-racista: Caminhos Abertos pela Lei Federal 10639/03. Brasília, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

COTRIM, Gilberto. Educação Moral & Cívica para uma Geração Consciente. 2o grau. São Paulo, Saraiva, 1986.

CUNHA JUNIOR, Henrique et al. Os Negros e a Escola Brasileira. Florianópolis, Atlende, 1999.

DUARTE, Gleuso Damaceno. Conjuntura Atual em OSPB. Belo Horizonte, Lê, 1982.

ENCARNAÇÃO, Marisa. “Bons Índices, Boa Escola?”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).

FAZZI, Rita de Cássia. O Drama Racial de Crianças Brasileiras: Socialização entre Pares e Preconceito. Belo Horizonte,

Autêntica, 2004.

FRY, Peter Henry. A Persistência da Raça: Ensaios Antropológicos sobre o Brasil e a África Austral. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005.

GALENO, Sabrina. “O que É uma Boa Escola?”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).

GÓES, José Roberto Pinto de. “O Racismo Vira Lei”, in O Globo, 16/8/2004.

HASENBALG, Carlos. Discriminação e Desigualdades Raciais no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1979.

LUCCI, Elian Alabi. OSPB – Organização Social e Política do Brasil. São Paulo, Saraiva, 1984.

MAIO, Marcos Chor & SANTOS, Ricardo Ventura. “Política de Cotas Raciais, ‘os Olhos da Sociedade’ e os Usos da Antropologia: o Caso do Vestibular da Universidade de Brasília (UnB)”, in Horizontes Antropológicos, ano 11, n. 23, janeiro/junho de 2005.

MULLER, Ricardo G. et al. Educação Popular Afro-Brasileira. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília, Secretaria de Ação Continuada, Alfabetização e Diversidade, MEC/BID /Unesco, 2005 [1999, 2000].

NASCIMENTO, Elisa Larkin et al. Negros, Território e Educação. Florianópolis, Atlende, 2000.

NEVES, Yasmin Poltronieri et al. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.

NOGUEIRA, Oracy. “Preconceito Racial de Marca e Preconceito Racial de Origem”, in Tanto Preto Quanto Branco: Estudos de Relações Raciais. São Paulo, T. A. Queiroz, 1985.

OLINTO, Antonio. O Rei de Keto. 2a ed. Rio de Janeiro, Nórdica, 1980.

OLTAMARI, Leandro Castro et al. Os Negros, os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural II. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.

PASSOS, Joana Célia dos et al. Multiculturalismo e a Pedagogia Multirracial e Popular. Florianópolis, Atlende, 2002.

ROUANET, Sergio Paulo. As Razões do Iluminismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

PINGUILLY, Yves. Contos e Lendas da África. São Paulo, Companhia das Letras, 2005.

SAERP, Malu. “Centro e Periferia: um Estudo sobre a Sala de Aula”. Texto apresentado na Jornada dos Estudantes do PPGSA/IFCS/UFRJ, 2005 (mimeo.).

SILVA, Ana Célia et al. As Idéias Racistas, os Negros e a Educação. 2a ed. Florianópolis, Atlende, 2002.

SOUSA, Michele Sousa. “Uma Aula de Transcrição?”. Texto apresentado na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2005 (mimeo.).

Downloads

Publicado

2006-02-01

Edição

Seção

Racismo I

Como Citar

MAGGIE, Yvonne. Uma nova pedagogia racial? . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 68, p. 112–129, 2006. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i68p112-129. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/13487.. Acesso em: 25 abr. 2024.