Pós-humano: por quê?

Autores

  • Lucia Santaella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i74p126-137

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucia Santaella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    é professora da PUC-SP e autora de, entre outros, Navegar no Ciberespaço – O Perfi l Cognitivo do Leitor Imersivo (Paulus).

Referências

ASCOTT, Roy. Telematic Embrace. Visionary Theories of Art, Technology, and Consciousness. Berkeley, University of California Press, 2003.

BRUNO, Fernanda. “Membranas e Interfaces”, in Nízia Villaça et al., (orgs.). Que Corpo É Esse? Rio de Janeiro, Mauad, 1999, pp. 98-113.

DONALD, Merlin. Origins of the Modern Mind. Three Stages in the Evolution of Culture and Cognition. Cambridge, MA, Harvard University Press, 1991.

DYENS, Ollivier. Metal and Flesh. The Evolution of Man: Technology Takes Over. Trad. Evan J. Bibbee e Ollivier Dienz. Cambridge, Mass., The MIT Press, 2001.

FELINTO, Erick. “A Comunicação dos Autômatos: sobre o Imaginário do Pós-Humanismo na Internet”, in Galáxia 11, junho de 2006, pp. 107-24.

GIBSON, William. Neuromancer. London, Harper Collins, 1984.

HALBERSTAM, Judith & LIVINGSTON, Ira. Posthuman Bodies. Bloomington, Indiana University Press, 1995.

HARAWAY, Donna. “A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-feminism in the Late Twentieth Century”, in Simians, Cyborgs, and Women. The Reinvention of Nature. New York, Routledge, 1985, pp. 149-82.

HÄRTEL, Insa & SCHADE, Sigrid (orgs.). The Body and Representation. International Women’s University, 2000.

HAYLES, Katherine. “Complex Dynamics in Literature and Science”, in K. Hayles (ed.). Chaos and Order. Chicago, The University of Chicago Press, 1991, pp. 1-36.

________. “Embodied Virtuality: Or How to Put Body Back into the Picture”, in Mary Anne Moser e Douglas MacLeod (eds.). Immersed in Technology. Art and Virtual Environments. Cambridge, Mass., Mit Press, 1996, pp. 1-28.

KAKU, Michio. Visões do Futuro. Como a Ciência Revolucionará o Século XXI. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro, Rocco, 2001.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Trad. Ivone Castilho Benedetti. Bauru, Edusc, 2001.

LEMOS, André. “Ficção Científica Cyberpunk: o Imaginário da Cibercultura”, in Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, v. 3, no 6, 2004, pp. 9-16.

PEPPERELL, Robert. The Post-human Condition. Oxford, Intellect, 1995.

SANTAELLA, Lucia. “O Impacto das Novas Tecnologias na Comunicação”, in FACOM-Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, ano I, no 2, 1994, pp. 53-61.

________. Cultura das Mídias. 2a ed. revista e aumentada. São Paulo, Experimento, 1996.

________. Culturas e Artes do Pós-humano. Da Cultura das Mídias à Cibercultura. São Paulo, Paulus, 2003.

________. Corpo e Comunicação. Sintoma da Cultura. São Paulo, Paulus, 2004.

SERRES, Michel. “Preface”, in L’Oeuf Transparent. Paris, Flammarion, 1986.

SIBILIA, Paula. O Homem Pós-orgânico. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 2002.

Downloads

Publicado

2007-08-01

Como Citar

SANTAELLA, Lucia. Pós-humano: por quê? . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 74, p. 126–137, 2007. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i74p126-137. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/13607.. Acesso em: 18 abr. 2024.