O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais

Autores

  • Luiz Costa-Lima Neto Unirio

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i82p164-188

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Costa-Lima Neto, Unirio

    é músico e mestre em Musicologia Brasileira pela Unirio.

Referências

AYTAI, Desidério. O Mundo Sonoro Xavante. Tese de doutorado. São Paulo, Unicamp, 1976, pp. 20-30.

ATTALI, Jacques. Noise, The Political Economy of Music. Minneapolis, University of Minnesota Press, 1996.

BLACKING, John. How Musical is Man?. Seattle and Washington, University of Washington Press, 1976.

CABRAL, Sérgio. Antônio Carlos Jobim: uma Biografia. Rio de Janeiro, Lumiar, 1997.

CONDE, Miguel. “Poéticas da Delicadeza: Críticos e Autores Discutem as Rupturas da Atual Literatura Brasileira com as Narrativas Brutais que Marcaram a Geração 90”, in O Globo, Caderno Prosa e Verso, Rio de Janeiro, 30/8/2008, pp. 1-2.

COSTA-LIMA NETO, Luiz. A Música Experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981-1993): Concepção e Linguagem. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, Unirio, 1999.

________. “The Experimental Music of Hermeto Pascoal and Group (1981-1993): a Musical System in the Making”, in Suzel Ana Reily (org.). Brazilian Musics, Brazilian Identities 9/i. Inglaterra, British Forum for Ethnomusicology, 2000 (http://www.open.ac.uk/Arts/music/mclayton/bje9-1finalpdf.PDF).

________. “Da Casa de Tia Ciata à Casa da Família Hermeto Pascoal no Bairro do Jabour: Tradição e Pós-modernidade na Vida e na Música de um Compositor Popular Experimental no Brasil”, in Revista Eletrônica da Abet, Música e Cultura, no

(http://www.musicaecultura.ufba.br/).

DIAS, Márcia Tosta. Os Donos da Voz: Indústria Fonográfica Brasileira e Mundialização da Cultura. São Paulo, Boitempo Editorial, 2000.

ELIAS, Norbert. Mozart, Sociologia de um Gênio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1991.

FERNANDES, Estevão Rafael. Entre Cosmologias, Estratégias e Performances: Incursões Xavante à Funai. Dissertação de mestrado em Antropologia Social. Universidade de Brasília, 2005.

FUJITA, Fumiko. “Musicality in Early Childhood: a Case from Japan”, in Suzel Ana Reily (org.). Rethinking John’s Blacking Ethnomusicology in the Twenty-first century. London, Ashgate, 2006, pp. 87-106.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, LTC, 1989.

GRAHAM, Laura R. Performing Dreams: Discourses of Immortality among the Xavante of Central Brazil. EUA, University of Texas Press, 1995.

JUNG, Carl Gustav. “Psicologia e Religião”, in Obras Completas. Volume XI/1. Petrópolis, Vozes, 1978.

MARCONDES, Marcos Antônio et alii. Enciclopédia da Música Brasileira, Erudita, Folclórica e Popular. São Paulo, Art, 1977.

MAYBURY-LEWIS, David. Akwe-Shavante Society. Oxford University Press, 1967.

MENEZES BASTOS, Rafael de. “O Índio na Música Brasileira, Recordando Quinhentos Anos de Esquecimento”, in Tugny e Queiroz (org.). Músicas Africanas e Indígenas no Brasil. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006, pp. 115-30.

MERRIAN, Alan P. “Sinesthesia and Inter-sense Modalities”, in The Anthropology of Music. Illinois, Northwestern University Press, 1964, pp. 85-102.

MIDANI, André. Música, Ídolos e Poder: do Vinil ao Download. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2008.

NETTL, Bruno. Heartland Excursions: Ethnomusicological Reflections on Schools of Music. Urbana/Chicago, University of Illinois Press, 1995.

________. The Study of Ethnomusicology: Thirty-one Issues and Concepts. Urbana/Chicago, University of Illinois Press, 2005.

PASCOAL, Hermeto (10/11/1997; 4/10/1998; 6/3/1999). Entrevistas comigo realizadas.

________. Entrevista com Mário Adnet, “Enfim um Homem Comum”, in O Globo (15/10/1998).

________. Calendário do Som. São Paulo, Editora Senac-Itaú Cultural, 2000.

________. Entrevista com Renata Garcia, in Revista Br@sil.net. Londres, pp. 26-8, 2000 (http://www.brasil.net.co.uk).

________. Entrevista com Carlos Gustavo Yoda. “Deus Disse: ‘Crescei e Multiplicai-vos’; Pirateiem meus Discos, Clama Hermeto Pascoal” (entrevista disponível em: http://cartamaior.com/templates/materiaMostrar. cfm?materia_id =9748).

REILY, Suzel Ana. “Introduction, Brazilian Musics, Brazilian Identities”, in British Journal of Ethnomusicology 9/i. Inglaterra, British Forum for Ethnomusicology, 2000, pp. 1-10.

________. Voices of the Magi: Enchanted Journeys in Southeast Brazil. Chicago, University of Chicago Press, 2002.

________ (org.). “John Blacking in the Twentieth Century: an Introduction”, in The Musical Human: Rethinking John’s Blacking Ethnomusicology in the Twenty-first Century. London, Ashgate, 2006, pp. 1-16.

RIBEIRO, Luiz César de Queiroz; LAGO, Luciana Corrêa do. A Oposição Favela-Bairro no Espaço Social do Rio de Janeiro, 2001 (http://www.scielo. br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100016)

SAGER, Rebecca. “Creating a Musical Space for Experiencing the Other-Self Within”, in Suzel Ana Reily (org.). Rethinking John’s Blacking Ethnomusicology in the Twenty-first century. London, Ashgate, 2006, pp. 143-70.

SANDRONI, Carlos. “Apontamentos sobre a História e o Perfil Institucional da Etnomusicologia no Brasil”, in Revista USP, 77. São Paulo, CCS-USP, 2008, pp. 66-75.

SANTOS NETO, Jovino de. Entrevista comigo realizada, 1997.

________. Tudo É Som (All is Sound), the Music of Hermeto Pascoal. EUA, Universal Edition, 2001.

________. http://www.jovisan.net STOKES, Martin. Ethnicity, Identity and Music. Oxford, Berg Publishers, 1994.

TRAVASSOS, Elizabeth. “O Avião Brasileiro: a Análise de uma Embolada”, in Elizabeth Travassos; Cláudia Neiva de Matos e Fernanda Teixeira de Medeiros. Ao Encontro da Palavra Cantada, Poesia, Música e Voz. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2001, pp. 89-103.

TREECE, David. Journal of Latin American Studies no 35. Londres, King’s College, 2003.

ULHÔA, Martha Tupinambá de. “Nova História, Velhos Sons. Notas para Ouvir e Pensar a Música Brasileira Popular”, in Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música. Rio de Janeiro, Unirio, 1997, pp. 80-100.

WEBER, Demétrio; LINS, Letícia. “Menos Jovens na Escola”, in O Globo. Rio de Janeiro, 19/9/2008, p. 33.

Downloads

Publicado

2009-08-01

Como Citar

NETO, Luiz Costa-Lima. O Calendário do Som e a estética sociomusical inclusiva de Hermeto Pascoal: emboladas, polifonias e fusões paradoxais . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 82, p. 164–188, 2009. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i82p164-188. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/13756.. Acesso em: 18 abr. 2024.