Uma questão de identidade! Migrações e pertencimento na dinâmica do mundo globalizado

  • Adriana Capuano de Oliveira Universidade Federal do ABC
Palavras-chave: identidade, pertencimento, Estado -nação, refúgio, imigração.

Resumo

O presente artigo propõe uma leitura abrangente de um panorama acerca da complexidade que envolve os sentimentos de pertença e identidade em um mundo onde os deslocamentos humanos têm crescido de forma vertiginosa. Diante da realidade de milhões de refugiados e tantos outros milhões de pessoas que partem de forma voluntária de seus países de origem em busca de melhores condições de vida e trabalho, criando cenas que acabam chocando a opinião pública mundial, como conceber o futuro? Partindo dessa premissa, iremos abordar em quatro subitens reflexões sobre identidade, pertencimento, Estadonação, refúgio, os fluxos migratórios mais recentes para o Brasil e o quadro atual dos deslocamentos humanos no mundo globalizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Capuano de Oliveira, Universidade Federal do ABC
é professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS) da mesma universidade.
Publicado
2017-09-16
Como Citar
Oliveira, A. (2017). Uma questão de identidade! Migrações e pertencimento na dinâmica do mundo globalizado. Revista USP, (114), 91-108. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i114p91-108
Seção
Dossiê Interculturalidades