Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia

Autores

  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p27-40

Palavras-chave:

Trabalho docente, Educação Básica, Escola pública, Covid-19

Resumo

O artigo discute as condições de trabalho docente nas escolas públicas brasileiras como critério indispensável para se avaliar a oferta educativa e a garantia de um direito social. Procura demonstrar, a partir de revisão de literatura e de dados estatísticos disponíveis sobre a situação dos professores de Educação Básica no Brasil, como as escolas públicas estão pouco preparadas para responder às necessidades básicas para uma boa oferta educativa. A partir de dados de pesquisa realizada durante a pandemia da covid-19, discute o agravamento da situação do trabalho docente no Brasil atual e os desafios para o retorno às aulas presenciais.

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Biografia do Autor

  • Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação

    Professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Conselho Diretivo do CNPq.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 27–40, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p27-40. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/180037.. Acesso em: 18 abr. 2024.