Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação

Autores

  • Carolina Catini Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p53-68

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Privatização da educação, Empresariado, Juventude, Contenção

Resumo

O artigo apresenta uma crítica das mudanças pelas quais o Ensino Médio está passando, presididas pelo empresariado organizado em think tanks de política e trabalho social educativo. O protagonismo juvenil e o empreendedorismo, que estão no núcleo da reforma e das propostas curriculares flexíveis, em conjunto com os projetos de vida e as habilidades socioemocionais, são estudados a partir das respostas do empresariado às ocupações secundaristas e, sobretudo, pela análise da experiência precedente da educação não formal da juventude periférica organizada por tais institutos e fundações sociais de formação. Conclui-se com a análise da educação estrategicamente transformada em mecanismo de gestão e contenção dos conflitos sociais, além de disciplinamento para o trabalho precário.

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Biografia do Autor

  • Carolina Catini, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

CATINI, Carolina. Empreendedorismo, privatização e o trabalho sujo da educação. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 53–68, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p53-68. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/180045.. Acesso em: 25 abr. 2024.