Em defesa da escola pública, um balanço sobre o Fundeb – avaliação, processos e perspectivas

Autores

  • Rubens Barbosa de Camargo Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p87-104

Palavras-chave:

Financiamento da educação, Fundeb, Novo Fundeb, Educação Básica

Resumo

O artigo analisa o Fundeb e sua importância na sustentação da Educação Básica no Brasil. Apresenta dados e análises, para o período de 2007 a 2018, sobre a dinâmica das matrículas da Educação Básica no Brasil e sobre os montantes totais do Fundeb. Em seguida, discute o tenso processo de tramitação de emendas constitucionais de parlamentares sobre o Novo Fundeb, que resultou na Emenda Constitucional 108 de 26 de agosto de 2020 (EC 108/20), e finalmente apresenta elementos de tensão e disputa entre diferentes interesses econômicos, sociais, políticos e educacionais que estão presentes no processo de discussão sobre a regulamentação da EC 108/20.

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Biografia do Autor

  • Rubens Barbosa de Camargo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professor da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

CAMARGO, Rubens Barbosa de. Em defesa da escola pública, um balanço sobre o Fundeb – avaliação, processos e perspectivas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 87–104, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p87-104. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/180082.. Acesso em: 23 abr. 2024.