Trabalho remoto na Educação Superior brasileira: efeitos e possibilidades no contexto da pandemia

Autores

  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p105-116

Palavras-chave:

Trabalho remoto, Ensino remoto, Educação Superior

Resumo

O texto problematiza o trabalho remoto a que milhões de trabalhadores brasileiros tiveram que aderir diante da necessidade do isolamento social imposto pela covid-19, tomando como campo empírico de análise a ampla utilização do ensino remoto na Educação Superior brasileira, tanto pública quanto privada. Para a apreensão da temática, ancora-se numa investigação de caráter exploratório, que contemplou pesquisa bibliográfica, levantamentos sistemáticos na imprensa alternativa e análise documental de problemáticas convergentes e necessárias à compreensão do tema, mas também na consulta de dados agregados já existentes, adotando, portanto, uma perspectiva que conjuga, a um só tempo, aspectos quantitativos e qualitativos.

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Biografia do Autor

  • Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora da Rede Universitas/Br.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

MANCEBO, Deise. Trabalho remoto na Educação Superior brasileira: efeitos e possibilidades no contexto da pandemia. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 105–116, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p105-116. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/180086.. Acesso em: 19 abr. 2024.