NEUROPOLÍTICA: O PAPEL DAS EMOÇÕES E DO INCONSCIENTE

Autores

  • ANTONIO LAVAREDA Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p120-147

Palavras-chave:

neuropolítica, emoções, comportamento eleitoral.

Resumo

Após resumir a evolução da abordagem das emoções e do inconsciente na psicologia e nos estudos recentes da neurociência e, do mesmo modo, condensar o espaço que esses tópicos ocupam nas principais teorias do século XX – que procuraram explanar o comportamento político, com ênfase no voto –, o texto apresenta quatro vertentes analíticas do campo que pode ser denominado de neuropolítica: a política entendida como disputa moral; o modelo de inteligência afetiva; a avaliação das estratégias emocionais das campanhas; e a mensuração direta das respostas emocionais e inconscientes a estímulos políticos. Na última etapa, o artigo apresenta a síntese dos resultados preliminares de um estudo pioneiro no Brasil, de caráter experimental, que, usando eletroencefalografia e eye tracker, buscou avaliar as respostas psiconeurofisiológicas de um grupo de eleitores da classe C diante de imagens dos candidatos presidenciais na eleição de 2010.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • ANTONIO LAVAREDA, Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).
    Presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e autor de, entre outros, A Democracia nas Urnas (Revan).

Referências

ALBUQUERQUE, Ana Cristina Taunay Cavalcanti. O Fenômeno Muitas Faces: Estudo Comparando a Percepção do Fenômeno Quando Utilizamos Estímulos de Face e Cadeira. Dissertação de mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

ARNOLD, M. B. Emotion and Personality. Nova York, Columbia University Press, 1960.

BERELSON, Bernard R.; LAZARSFELD, Paul F.; Mcphee, William N. Voting: a Study of Opinion Formation in a Presidential Campaign. Chicago, The University of Chicago Press, 1954.

BEYERSTEIN, Barry. “Mitos Relacionados às Estruturas e Funções Cerebrais”, in Revista Viver Mente & Cérebro Scientific American. Ed. Especial no 19, pp. 65-71, 2009.

BRADER, Ted. Campainging for Hearts and Minds: How Emotional Appeals in Political Ads Work. Chicago, The University of Chicago Press, 2006.

CANNON, Walter B. Bodily Changes in Pain, Hunger, Fear and Rage. New York, D. Appleton & Co., 1920.

CBS/NYTIMES. “Poll: National Survey of Tea Party Supporters”, in New York Times, 12 de abril de 2010.

CONVERSE, P. E. “The Nature of Belief Systems in Mass Publics”, in D. E. Apter (ed.). Ideology and Discontent. Glencoe, Free Press, 1964, pp. 206-61.

DAMÁSIO, Antonio. Em Busca de Espinosa. São Paulo, Companhia das Letras, 2004.

_______. O Mistério da Consciência. São Paulo, Companhia das Letras, 2000.

DOBBS, David. “Limites da Imagem”, in Revista Viver Mente & Cérebro Scientific American, Ed. Especial no 19, 2009, pp. 65-71.

DOWNS, Antonhy. An Economic Theory of Democracy. Nova York, Harper and Row, 1957.

ELLIS, Albert. Reason and Emotion in Psychotherapy. Oxford, Lyle Stuart, 1962.

FIORINA, Morris. Retrospective Voting in American National Elections. New Haven, Yale University Press, 1981.

GREEN, A. “O Duplo e o Ausente”, in A. Green. O Desligamento. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

GUÉGUEN, Nicolas. Psychologie du Consommateur. Paris, Dunod, 2011.

JAMES, William. “What is an Emotion?”, in Mind, vol. 9, 1884, p.188-205.

KELNER, Gilda. “O Amor na Clínica Psicanalítica”. Trabalho apresentado em mesa-redonda, ao III Congresso de Psicopatologia Fundamental. São Paulo, 24 a 26 de abril de 1998.

KEY, V. O. Responsible Electorate. Cambridge, Havard University Press, 1966.

LAKOFF, George. The Political Mind. Nova York, Penguin Books, 2009.

LAU, Richard R.; REDLAWSK, David P. “Voting Correctly”, in American Political Science Review 91, September/1997.

LAVAREDA, Antonio. Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais. Rio de Janeiro, Objetiva, 2009.

LAZARSFELD, Paul F.; BERELSON, Bernard; GAUDET, Hazel. The People’s Choice. Nova York, Duell/Sloan and Pearce, 1944.

LAZARUS, Richard S.; LAZARUS, Bernice N. Passion & Reason: Making Sense of Our Emotions. Nova York, Oxford University Press, 1994.

LEDOUX, Joseph. The Emotional Brain. Nova York, Simon & Schuster, 1996.

LINDSTROM, Martin. Buy-ology: Truth and Lies About Why We Buy. Nova York, Doubleday Publishing Group, 2008.

MARCUS, George E.; NEUMAN, Russel W.; MACKUEN, Michael. Affective Intelligence and Political Judgement. Chicago, The University of Chicago Press, 2000.

MENDONÇA, Duda. Casos & Coisas. São Paulo, Globo, 2001.

MITHEN, Steven. A Pré-história da Mente. São Paulo, Unesp, 2003.

NEUMAN, Russell W. et al. “Theorizing Affect’s Effects”, in Russell Neuman et al. (eds.). The Affect Effect: Dynamics of Emotion in Political Thinking and Behavior. Chicago, The University of Chicago Press, 2007.

POPKIN, Samuel L. The Reasoning Voter: Communication and Persuasion in Presidential Campaigns. 2a ed. Chicago, The University of Chicago Press, 1994.

PRADEEP, A. K. The Buying Brain: Secrets for Selling to the Subconscious Mind. Nova York, Hadcover, 2010.

ROSEMAN, I. “Cognitive Determinants of Emotions: a Structural Theory”, in Review of Personality and Social Psychology. Beverly Hills, Sage, 1984.

STEVE, Johnson. De Cabeça Aberta: Conhecendo o Cérebro para Entender a Personalidade Humana. Rio de Janeiro, J. Zahar, 2004.

WESTEN, Drew. O Cérebro Político. São Paulo, Unianchieta, 2007.

WINKIELMAN, P.; BERRIDGE, K. “Irrational Wanting and Subrational Liking: How Rudimentary Motivational and Affective Processes Shape Preferences and Choices”, in Political Psychology, n. 24, 2003.

ZAJONC, Robert. “Feeling and Thinking: Preferences Need no Inferences”, in American Psychologist 36, 1980, pp. 151-75.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

NEUROPOLÍTICA: O PAPEL DAS EMOÇÕES E DO INCONSCIENTE. (2011). Revista USP, 90, 120-147. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i90p120-147