Diadorim: a paixão como medium-de-reflexão

Autores

  • Willi Bolle Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i50p80-99

Resumo

nulo

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Willi Bolle, Universidade de São Paulo

    Professor de Literatura da USP e autor de, entre outros, Fisiognomia da Metrópole Moderna (Edusp).

Referências

AGUIAR, Flávio Wolf de. “As Imagens Femininas na Visão de Riobaldo”, in Scripta, v. 2, n. 3, Belo Horizonte, 1998, pp. 121-6.

ARROYO, Leonardo. A Cultura Popular em Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1984.

AUERBACH, Erich. “Figura” (1939), in ________. Gesammelte Aufsätze zur romanischen Philologie. Berna, Francke, 1967, pp. 55-92.

________. “Passio als Leidenschaft” (1941), in ________. Gesammelte Aufsätze zur romanischen Philologie. Berna, Francke, 1967, pp. 161-75.

________. “Gloria Passionis” (1958), in ________. Literary Language & Its Public in Late Latin Antiquity and in the Middle Ages. Trad. Ralph Manheim. London, Routledge & Kegan, 1965, p. 67-81.

BENJAMIN, Walter. O Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão (Der Begriff der Kunstkritik in der deutschen

Romantik, 1920). Trad. Marcio Seligmann-Silva. São Paulo, Iluminuras, 1993.

________. Origem do Drama Barroco Alemão (Ursprung des deutschen Trauerspiels, 1928). Trad. Sérgio Paulo Roaunet. São Paulo, Brasiliense, 1984.

________. “Über das mimetische Vermögen” (1933), in ________. Gesammelte Schriften II,1. Ed. org. por Rolf Tiedemann e Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1977, pp. 210-3.

________. “Sobre o Conceito de História” (Über den Begriff der Geschichte, 1940), in ________. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas I. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 1985, pp. 222-32.

BOFF, Leonardo. [Entrevista.] Caros Amigos. Rio de Janeiro, junho 1997, pp. 27-35.

BOLLE, Willi. “O Pacto no Grande Sertão – Esoterismo ou Lei Fundadora?”, in Revista USP, n. 36, São Paulo, 1997-98, pp. 27-44.

_________. “Guimarães Rosa, Leitor de Euclides da Cunha”, in Brasil/Brazil, n. 20, Porto Alegre, 1998a, pp. 9-41.

________. “O Sertão como Forma de Pensamento”, in Scripta, v. 2, Belo Horizonte, n. 3, 1998, pp. 259-71.

________. “Geschichtsschreibung als ästhetische Passion”, in Eckart Goebel; Wolfgang Klein (orgs.). Literaturforschung heute. Berlim, Akademie, 1999, pp. 98-111.

________. “grandesertão.br ou: A Invenção do Brasil”, in Giulia Lanciani (org.). João Guimarães Rosa: Il che delle cose. Roma, Bulzoni, 2000, pp. 13-99.

CUNHA, Euclides da. Os Sertões: Campanha de Canudos. Ed. crítica org. por Walnice N. Galvão. São Paulo, Ática, 1998.

CURTIUS, Ernst Robert. “Antike Pathosformeln in der Literatur des Mittelalters” (1950), in ________. Gesammelte Aufsätze zur romanischen Philologie. Berna, Francke, 1960, pp. 23-27.

DERRIDA, Jacques. “La loi du genre”, in ________. Parages. Paris, Galilée, 1986, pp. 251-87.

FANTINATI, Carlos Erivany. “Um Riobaldo, Três Amores”, in Revista de Letras, n. 7, Assis, 1967, pp. 9-30.

FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro (1958). São Paulo, Globo, 1997 e 1998.

FICHTE, Hubert. Etnopoesia. Ed. org. por Wolfgang Bader. São Paulo, Brasiliense, 1987.

GALVÃO, Walnice Nogueira. A Donzela-Guerreira: um Estudo de Gênero. São Paulo, Senac, 1998.

GOETHE, Johann Wolfgang. Wilhelm Meisters Lehrjahre (1795). Ed. org por Wilhelm Vosskamp. Frankfurt am Main, Deutscher Klassiker Verlag, 1992.

HANSEN, João Adolfo. “Diadorim”, in ________. O Ó: A Ficção da Literatura em Grande Sertão: Veredas. São Paulo, Hedra, 2000, pp. 130-42.

HAZIN, Elizabeth. “No Nada, o Infinito (da Gênese do Grande Sertão: Veredas)”, in Giulia Lanciani (org.). João Guimarães Rosa: Il che delle cose. Roma, Bulzoni, 2000, pp. 135-75.

LAUSBERG, Heinrich. Handbuch der literarischen Rhetorik. 3a ed. Stuttgart, Franz Steiner, 1990.

LIMA, Luiz Costa. Terra Ignota: a Construção de “Os Sertões”. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1997.

LORAUX, Nicole. L’Invention d’Athènes: Histoire de l’Oraison Funébre dans la “Cité Classique”. Paris, de Gruyter, 1981.

LORENZ, Günter W. “João Guimarães Rosa”, in ________. Dialog mit Lateinamerika: Panorama einer Literatur der Zukunft. Tübingen, Erdmann, 1970, pp. 481-538.

MOURÃO, Cleonice Paes Barreto. “Diadorim: O Corpo Nu da Narração”, in Lélia Parreira Duarte et al. (orgs.). Veredas de Rosa. Belo Horizonte, PUC Minas, Cespuc, 2000, pp. 158-63.

NUNES, Benedito. “O Amor na Obra de Guimarães Rosa” (1964), in Eduardo F. Coutinho (org.). Guimarães Rosa. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1983, pp. 144-69.

PORT, Ulrich. “‘Katharsis des Leidens’. Aby Warburgs ‘Pathosformeln’ und ihre konzeptuellen Hintergründe in Rhetorik, Poetik und Tragödientheorie”, in Gerhart von Graevenitz; David E. Wellberry. Wege deutsch-jüdischen Denkens im 20. Jahrhundert. Stuttgart, Metzler, 1999, pp. 5-42.

PROENÇA, Manuel Cavalcanti. Trilhas no Grande Sertão. Rio de Janeiro, MEC, 1958.

PROPP, Vladimir. Morphologie du Conte (1928). Trad. M. Derrida. Paris, Seuil, 1970.

QUINTILIANUS, Marcus Fabius. Institutio Oratoria – Ausbildung des Redners. Ed. bilíngüe, org. e trad. Helmut Rahn. Darmstadt, Wiss. Buchgesellschaft, 1988.

ROSA, João Guimarães. “Pé-Duro, Chapéu-de-Couro” (1952), in Ave, Palavra. Rio de Janeiro, José Olympio, 1970, pp. 123-43.

________. Corpo de Baile. Rio de Janeiro, José Olympio, 1956.

________. Grande Sertão: Veredas. 5a ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1967.

UTÉZA, Francis. JGR: Metafísica do Grande Sertão. São Paulo, Edusp, 1994.

SCHILLER, Friedrich. Die Jungfrau von Orleans (1802), in ________. Ausgewählte Werke. Vol. 4. Ed. org. por Ernst Müller. Darmstadt, Wissenschaftliche Buchgemeinschaft, 1954, pp. 7-156.

WARBURG, Aby. “Dürer und die italienische Antike” (1906), in ________. Gesammelte Schriften. Vol. 2. Ed. org. por Horst Bredekamp e Michael Diers. Berlim: Akademie Verlag, 1998, pp. 443-9.

WHITE, Hayden. Figural Realism: Studies in the Mimesis Effect. Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1999.

ZILLY, Berthold. “Nachwort”, in Euclides da Cunha. Krieg im Sertão. Trad. B. Zilly. Frankfurt am Main, Suhrkamp, 1994, pp. 757-83.

________. “Der Sertão als Wiege der Nation? Zwölf Thesen zu Ethnien und Nationbildung in Os Sertões von Euclides da Cunha”, in Dietrich Briesemeister; Sérgio Paulo Rouanet (orgs.). Brasilien im Umbruch. Frankfurt am Main: TFM, 1996, p. 275-293.

________. “Nação e Sertanidade: Formação Étnica e Civilizatória do Brasil, Segundo Euclides da Cunha”, in David Schidlowsky et al. (org.). Zwischen Literatur und Philosophie: Festschrift zum 60. Geburtstag von Victor Farías. Berlin, Wissenschaftlicher Verlag, 2000, pp. 305-48.

Downloads

Publicado

2001-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

BOLLE, Willi. Diadorim: a paixão como medium-de-reflexão. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 50, p. 80–99, 2001. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i50p80-99. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/35277.. Acesso em: 23 abr. 2024.